Treinamento de monitoramento de pragas

Compartilhar

Monitoramento de pragas: treinamento será dado aos cotonicultores de MT.

 

É unânime tanto entre produtores, pesquisadores e demais pessoas ligados à agricultura que o monitoramento é um dos fatores mais importantes para que sejam evitadas as pragas das lavouras. Dessa forma, para que essa função estratégica seja exercida com sucesso, os produtores têm que estar sempre atualizados, sendo esta a proposta do “Treinamento de Monitores de Praga do Algodoeiro Safra 2013/14”, que será oferecido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), a partir desta quinta-feira (13.02).

 

O novo ciclo de treinamento será iniciado em Sorriso e prosseguirá em Campo Novo do Parecis (14.02) e Sapezal (15.02). Realizado com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o evento será retomado em Pedra Preta (26.02), seguindo para Primavera do Leste (27.02) e Campo Verde (28.02). O público-alvo é formado por monitores de lavouras de algodoeiro, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, gerentes de fazenda e produtores de algodão.

 

As palestras serão dadas por pesquisadores com grande conhecimento em cada tema abordado. O pesquisador Miguel Soria, entomologista do IMAmt, ficará responsável pela atualização das informações técnicas para identificação, monitoramento e manejo de pragas na cultura do algodoeiro, com fico em lagartas de difícil controle, a exemplo da H.armigera e Chrysodeixis includens (lagarta-falsa-medianeira), que vem sendo o principal motivo de preocupação dos cotonicultores na safra iniciada em dezembro.

 

Soria apresentará dados parciais de pesquisa e observações de campo da última safra no que se refere à ocorrência e ao controle (químico e por meio de variedades Bt) das principais espécies de pragas que atacam a cultura do algodoeiro em Mato Grosso.

Anuncio congado imagem

 

Já o pesquisador Edson R. de Andrade Junior falará sobre o tema “Plantas daninhas: identificação, monitoramento, controle e resistência”, abordando aspectos como monitoramento, identificação (espécie e estádios), importância e controle das principais plantas daninhas. O pesquisador também apresentará os resultados do projeto “Monitoramento de plantas daninhas resistentes a herbicidas e difusão de medidas de controle no estado de Mato Grosso”.

 

Os pesquisadores Rafael Galbieri do IMAmt e Valéria de Oliveira Faleiro, da Embrapa Agrossilvipastoril, situada em Sinop, abordarão o tema doenças e nematoides: identificação e controle. Também serão apresentados os resultados do projeto “Difusão de medidas de controle de patógenos e monitoramento da ocorrência de espécies de fitonematoides e danos associados na cultura do algodoeiro no Estado de Mato Grosso”.

 

As inscrições podem ser feitas com Jogiane (jogiane@ampa.com.br) pelo telefone (65) 3925-1802 ou Flávia (flavia@ampa.com.br) pelos telefones (66) 3498.6556 ou (65) 9983.5458, ou ainda com os assessores técnicos regionais (ATRs) de cada região.

 

Autor: Wisley Tomaz Fonte: Gazeta Digital.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!