Pesquisa comprova melhora da hipertrofia

Compartilhar

As micotoxinas trazem diversos danos à saúde dos animais. Prejudicam o bom funcionamento dos órgãos, especialmente do fígado, e do sistema imune, comprometendo os mecanismos de defesa e reprodução do animal. Além disso, afetam a saúde intestinal, reduzindo a absorção de nutrientes, com consequentes prejuízos no desempenho. São, ainda, altamente carcinogênicas.

A efetiva utilização de adsorventes de micotoxinas na dieta de leitoas foi tema de uma pesquisa apresentada pela Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, e desenvolvida com o Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), que analisou a introdução do adsorvente YES-FIX na dieta de leitoas desafiadas com zearalenona.

A zearalenona (ZEA) é uma micotoxina produzida por várias cepas de Fusarium, um fungo que contamina uma extensa variedade de grãos, incluindo o milho, o trigo, a cevada, o arroz e a aveia. Quando ingeridas pelo animal essas micotoxinas causam distúrbios reprodutivos, aumento no número de leitões natimortos por porca/ciclo e diminuição de leitões desmamados porca/ano.

Foram utilizadas no estudo 80 leitoas de 28 dias de idade, com peso médio de 9,18 kg, distribuídas em 4 tratamentos com 5 repetições de 4 animais cada. Os animais receberam duas dietas experimentais (pré-inicial: 1 a 14 dias do período experimental; inicial: 15 a 28 dias do período experimental). O delineamento utilizado foi o sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para registros de aditivos antimicotoxinas. Os seguintes tratamentos foram testados: T1 – tratamento controle (sem ZEA e sem Yes FIX), T2 – sem ZEA + 2,0kg/ton de Yes FIX, T3 – 1000ppb de ZEA sem adição de Yes FIX e T4 – 1000ppb de ZEA + 2,0kg/ton de Yes FIX.

Resultado

Anuncio congado imagem

Em um cenário geral foi observada uma melhora no ganho de peso diário (GPD) e na conversão alimentar (CA) com a adição do adsorvente na ração. O YES-FIX neutralizou a ação da zearalenona, mantendo o GPD similar ao tratamento que recebeu a ração sem contaminação da toxina e sem a inclusão de adsorvente.

A adição do adsorvente + zearalenona resultou em redução do peso e comprimento do complexo ovário-útero-vagina em relação ao tratamento com zearalenona e sem adsorvente.

Já a adição do YES-FIX controlou a hipertrofia do complexo ovário-útero-vagina causada pela presença da zearalenona. Vale observar que a hipertrofia do aparelho reprodutivo prejudica os parâmetros reprodutivos.

O resultado do estudo concluiu que a adição de Yes FIX na dieta de leitoas contaminadas por zearalenona propiciou a manutenção dos índices de desempenho zootécnico dos animais similares ao desempenho dos animais não contaminados. O Yes FIX controlou a hipertrofia do complexo ovário-útero-vagina, causada pela intoxicação por ZEA e altamente correlacionada a problemas reprodutivos em suínos.

YES-FIX para a nutrição de suínos

O YES-FIX é um adsorvente de micotoxinas composto por 1,3 e 1,6 β-glucanos fosforilados ativos extraídos da parede celular da levedura Saccharomyces cerevisiae, bentonita policatiônica, carvão vegetal ativado e selênio orgânico. A solução atua como imunomodulador estimulando a ação de macrófagos e as atividades fagocitárias, aumentando a resistência diante de desafios bacterianos, virais e fúngicos.

O produto também age na proteção da mucosa epitelial e possui propriedades de adsorção de toxinas bacterianas e fúngicas, melhorando a saúde intestinal. O YES-FIX se destaca por ser um importante cofator da enzima glutationa peroxidase, o selênio orgânico reduz os danos causados pela peroxidação lipídica e pela ação oxidativa das micotoxinas, melhorando o desempenho produtivo e reprodutivo, além de diminuir a mortalidade.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!