Tocantins vacina mais de 3,7 milhões de bovídeos
Na segunda etapa da vacinação contra aftosa foram vacinados somente os animais com até 24 meses de idade.
O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na manhã desta terça-feira, 17, o resultado da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada entre os dias 1º e 30 de novembro. Foram vacinados 3.762.260 animais, de um total de 8.493.825 bovídeos (bovinos e bubalinos) existentes em todo o Estado, perfazendo um índice de 97,70%. Nesta segunda etapa da vacinação foram vacinados somente os animais com até 24 meses de idade, declarados em maio.
Ainda segundo os dados da Adapec, o Tocantins possui 8.482.584 bovinos e 7.315 búfalos, distribuídos em 55.688 propriedades rurais. Durante a campanha, a Agência fiscalizou a vacinação de 410.513 animais em 2.431 propriedades.
“Fechamos o ano de 2019, com bons índices de cobertura vacinal contra aftosa nas duas etapas, bem acima do acima do preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90%, isso demonstra o compromisso dos produtores rurais e da Adapec em continuar vacinando o rebanho, garantindo o status sanitário de livre da aftosa com vacinação e nos preparando para a retirada da vacina em 2021,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explica que de qualquer forma todos os animais previstos na campanha receberão a dose da vacina. “Vacinaremos 100% do nosso rebanho em idade vacinal, e faremos isso, já agora, localizando os produtores que não vacinaram, notificando-os para adquirirem a vacina e agendar a ação, que serão acompanhadas pelos técnicos da Agência”, explica João Eduardo, acrescentando que aqueles que não vacinaram serão multados em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada e estão com suas fichas bloqueadas.
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











