Abates de animais em Brumadinho

Compartilhar

Somente animais que não podem ser resgatados são abatidos em Brumadinho.

Animais que foram recuperados com vida estão um sítio próximo, onde estão recebendo medicamentos, cuidados e alimentação.

O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) também afetou os animais. A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira (29/1), em nota, que alguns bichos não poderão ser resgatados. “Existem animais que não reúnem condições para resgate com vida em decorrência do estado e características do local do desastre. Para esses casos, uma equipe de veterinários está apta a realizar a eutanásia por meio de injeção letal”, informa o comunicado.

Segundo o órgão, os animais que foram recuperados com vida estão um sítio próximo, onde estão recebendo medicamentos, cuidados e alimentação. De acordo com a Vale, até o momento foram 26 bichos resgatados com vida. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outras entidades ambientais estão acompanhando as atividades.

A Defesa Civil de Minas também declarou que o procedimento de eutanásia é realizado apenas por profissionais veterinários em casos classificados como extremos. Ou seja, quando os bichos estão em estado muito comprometido e sem possibilidade de recuperação.

Anuncio congado imagem

Os animais que estão vivos mas seguem nas regiões do desastre, cobertos de lama, também estão recebendo cuidados, conforme informou a Defesa Civil mineira. “Cabe ressaltar que, em nenhum momento, houve autorização por parte do Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para o abate de animais aleatoriamente ou por meio de métodos em desacordo com as normas”, diz a nota.

Na segunda-feira (28/1), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Vale deveria resgatar os bichos prejudicados, fornecendo “equipe capacitada, medicamentos, alimentos, maquinários e todo e qualquer meio adequado ao resgate, acolhimento e tratamento dos animais agonizantes”.

O documento ainda indica que o trabalho não pode atrapalhar a atuação dos bombeiros para o resgate de vítimas humanas. Caso a mineradora não cumpra a determinação, poderá ser multada em R$ 50 mil por dia, além de incursão no crime de desobediência.

A Vale emitiu um comunicado afirmando que cerca de 50 pessoas estão trabalhando para resgatar os bichos nas margens do rio Paraopeba. “A ação é coordenada pela equipe de biólogos Vale em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, sendo que este mobilizou voluntários para auxiliarem nas ações”, informa.

A mineradora declarou que foram estabelecidos centros de atendimento para os animais, onde eles estão sendo acolhidos. Há ainda uma unidade de atendimento móvel, responsável pelos primeiros atendimentos aos bichos.

FONTE: REDAÇÃO GLOBO RURAL.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!