Gado de corte: prepara-se para a estação de monta
Gado de corte: prepara-se para a estação de monta
É sabido que bezerros “nascidos no cedo” são mais pesados, valorizados e aumentam a lucratividade do pecuarista.Melhorar a eficiência reprodutiva e promover o melhoramento genético são os pilares do sistema de cria. Em uma fazenda de pecuária de cria é fundamental que as matrizes tenham intervalos entre partos de 12 meses (1 bezerro/ano), que os partos ocorram na melhor época do ano, que a taxa de desmame seja elevada (acima dos 80%) e que os bezerros sejam geneticamente melhorados para que possam aumentar sua performance produtiva.
O estabelecimento do período de monta vai depender de qual época o produtor deseja que os nascimentos e a desmama ocorram. Como a gestação demora em torno de nove meses e meio, ela deve ter seu início programado por igual período antes da primeira parição.
No Brasil Central, a monta natural deve se concentrar durante a estação chuvosa, na qual há maior disponibilidade de pastagens
de melhor qualidade. Assim, os nascimentos ocorrem durante o período seco, época na qual são baixas as incidências de doenças (pneumonia) e de parasitos (carrapatos, bernes, moscas e vermes).
Vantagens da estação de monta
A estação de monta coincide com a época de melhor qualidade e maior disponibilidade de pastagem, o que proporciona condições adequadas para o restabelecimento da atividade reprodutiva de fêmeas e reprodutores, resultando em maiores índices de prenhez, devido a alta viabilidade embrionária.
Com sua utilização podemos fazer com que as vacas comecem a parição na época mais propícia do ano (agosto a outubro), quando é baixa a incidência de doenças nos bezerros, como a pneumonia e parasitos,( carrapatos, bernes, moscas e vermes). A concentração de parições, além de facilitar as atividades rotineiras do manejo reprodutivo, propicia também a adoção de outras práticas como: a sincronização dos cios e a inseminação das matrizes.
O descarte de vacas vazias (identificadas durante o diagnóstico de gestação de abril a maio) ocorre antes do inicio da seca, além de liberar o pasto para as fêmeas prenhes, possibilita a seleção de matrizes para melhor eficiência reprodutiva. Maior facilidade de identificação das fêmeas com baixa produção( bezerros leves a desmama) permite identificar animais improdutivos e descarta-los.
A concentração dos nascimentos na época mais adequada do ano resulta em lotes uniformes de bezerros. A estação de monta, permite a adoção com eficiência, de diferentes práticas de manejo, tais como, a desmama precoce, a suplementação, os esquemas de vacinação e vermifugação, que visam à redução da mortalidade e o aumento do peso à desmama, reduzindo substancialmente os custos de produção.
A desmama dos bezerros aos 6-7 meses de idade, efetuada de fevereiro a abril, elimina o estresse da amamentação durante a seca. Um período longo de descanso do reprodutor garante uma plena recuperação do touro; proporcionando menos desgaste e melhores condições para a manutenção da atividade reprodutiva.
Os machos inférteis e com baixa fertilidade, podem ser identificados e substituídos, por meio de exames andrológicos completos, nos meses que antecedem a estação de monta.
O CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DA ESTAÇÃO DE MONTA EM UMA PROPRIEDADE É ZERO.
fonte:comprerural




