Câmara dos Deputados considera vaquejada constitucional

Compartilhar

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 304/17) que não considera cruéis as práticas esportivas com animais que sejam registradas como patrimônio cultural. A medida é apoiada por praticantes de atividades como a vaquejada, cuja realização vem sendo questionada do ponto de vista do bem-estar animal.

Originário do Senado Federal, o relatório recebeu 366 votos favoráveis e 50 contrários, especialmente de parlamentares das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é mais comum a realização das vaquejadas. O texto precisará passar por uma segunda votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

O relator da proposta na Câmara, deputado Paulo Azi (DEM-BA), afirmou ter ouvido especialistas para chegar à conclusão de que a vaquejada não maltrata animais. Segundo a Agência Câmara, ele argumentou ainda que os prejuízos decorrentes da proibição da atividade seriam “injustificáveis”.

“A Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) relata que a atividade movimenta R$ 600 milhões por ano, gera 120 mil empregos diretos e 600 mil empregos indiretos. Cada prova de vaquejada mobiliza cerca de 270 profissionais, incluídos veterinários, juízes, inspetores, locutores, organizadores, seguranças, pessoal de apoio ao gado e de limpeza de instalações”, explicou, conforme a Agência Câmara.

Anuncio congado imagem

Entre os que se manifestaram contrários à PEC, o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) tentou retirar o texto da pauta de votações, relata a Câmara. Lembrou que o Supremo Tribunal Federal já havia declarado a vaquejada inconstitucional por entender que deve prevalecer o direito a um ambiente ecologicamente equilibrado.

Molon se referia à decisão do Supremo tomada em outubro do ano passado, em ação foi movida pela Procuradoria Geral da República contra o Estado do Ceará. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, afirmou que há crueldade intrínseca na vaquejada e que o dever de proteger o Meio Ambiente é maior que o valor cultural. O argumento foi acatado por seis votos a cinco.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!