Criação de pavão é possível com cuidados simples

Compartilhar

Animal dá pouco trabalho e manejo é considerado simples.

 

Entre as aves ornamentais, o pavão está entre as que mais chamam a atenção. Com cuidados simples, é possível dar início à criação dessa ave de beleza tão rara.

 

Em uma chácara em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, os viveiros têm 15 metros quadrados, onde ficam três pavões. É bom que o recinto tenha 2 metros ou mais de altura, para as penas não baterem na grade. Robson Roberto do Espírito Santo é o caseiro da chácara e cuida dos bichos. Segundo ele, os pavões não dão muito trabalho e o manejo é fácil.

 

O único cuidado mais especial é na hora da cria porque a pavoa não quer saber de chocar os ovos. O ideal seria colocar ou no peru, embaixo da perua, ou na chocadeira.

 

Na chocadeira elétrica, os ovos ficam por aproximadamente um mês em temperatura de 45ºC. Por ano, cada fêmea põe em média 15 ovos. Eles vivem cerca de 15 anos e costumam ter boa saúde. Mesmo assim, é preciso ficar atento.

Anuncio congado imagem

 

Agora na primavera, na época do acasalamento, os machos tentam conquistar as fêmeas pela beleza das plumas. As fêmeas são bem mais discretas, não têm a cauda comprida. Geralmente, quem compra pavão já leva o casal, ou duas fêmeas e um macho pra começar a criação. Na chácara, foram vendidos 10 casais só no mês de outubro. Cada casal de pavão vale em média R$ 1,5 mil. O preço varia de acordo com as cores das penas. E quem criar estas aves ornamentais também pode lucrar com os “dotes artísticos” do pavão.

 

Fonte: Canal Rural.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *