Bovinos: Manejo ideal inclui vacinas e uso de vermífugo

Compartilhar

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 já está em andamento e vai até 30 de novembro. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação deve ser feita em animais com idade abaixo dos 24 meses. O calendário vale para as propriedades localizadas na região do Planalto. No Pantanal, vai até 15 de dezembro. De acordo com o médico veterinário Argeu Silveira, a vacina contra a aftosa tem eficácia de 99% e pode ser potencializada se for aplicada com um vermífugo. “Hoje, temos uma vacina completamente eficiente e os pecuaristas precisam entender o quanto ela é importante, pois pode prejudicar todo o rebanho do Estado se apenas um animal for diagnosticado”, comenta.

 

Sobre a aftosa, Silveira ressalta o alto índice de contágio do vírus “De Sete Quedas a Costa Rica ou Alcinópolis tem uma distância de 700 quilômetros, mas mesmo assim, todos os animais podem estar contaminados”, exemplifica o profissional. O veterinário comenta que a febre aftosa é viral, altamente contagiosa e que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios, sendo que o vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entraram em contato com os animais doentes.

 

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), durante a primeira etapa da vacinação, 97,55% do rebanho brasileiro foi vacinado. Até o final de 2013, a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças. Após a vacinação dos animais, o produtor precisa apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial para comprovar a vacinação do rebanho. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha.

 

Fonte: Jornal O Estado MS.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *