Práticas de manejo racional e bem-estar animal
Práticas de manejo racional e bem-estar animal são temas durante dia de campo da Maria Macia.
Palestra com consultor da Beckhauser reuniu cooperados na Fazenda Dona Elisa; evento ocorre anualmente em Luiziana (PR).
Tradicionalmente conhecido e promovido todos os anos, a Maria Macia, uma cooperativa de produção de carne bovina, sediada em Campo Mourão (PR), realizou seu Dia de Campo na última semana, com palestras e atividades em campo. O evento, promovido na Fazenda Dona Elisa, na cidade de Luiziana (PR), contou com a participação de 60 pessoas, entre cooperados e seus funcionários de diferentes regiões do Estado. Um dos temas abordados foi sobre práticas de manejo racional e bem-estar animal, conduzido pelo médico veterinário Renato dos Santos, que também é o responsável pela área de Manejo Racional da Beckhauser.
Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mais de 30 anos de atuação como veterinário de campo, Renato Santos é consultor em manejo racional e traz no currículo treinamentos ministrados em diversas fazendas, além de palestras sobre os impactos econômicos do bem-estar animal na atividade pecuária, ministradas em alguns dos mais importantes eventos do País.
“Abordamos sobre as práticas corretas no curral e pudemos ter uma atividade na mangueira, com demonstração aos participantes. Também falamos da importância do bom relacionamento com a equipe de trabalho. Os resultados são melhores quando a equipe entende os objetivos da produção e a importância do papel que cada um desempenha no projeto. Isso contribuiu para que o colaborador sinta-se valorizado, integrado ao projeto da fazenda”, disse Santos. Esse tema também contou com participação da terapeuta ayurveda, Rosângela Butsev.
O Dia de Campo contou também com a participação do médico veterinário Clovis Antonio Bassani, mestre em sanidade animal, que falou sobre lesões nas carcaças e como se pode evitar perdas econômicas decorrentes das machucaduras.
A iniciativa da Maria Macia é dar aos pecuaristas uma oportunidade de atualização e investimento em capacitação aos funcionários dos cooperados. “Nós somos os maiores interessados no resultado final para termos uma carcaça com qualidade. É primordial investir em treinamentos, pois, mão de obra qualificada está cada vez mais escassa. Por isso, a Maria Macia valoriza e investe nisso”, enfatiza o médico veterinário da Cooperativa Maria Macia, Willian Alessi.
Maria Macia está em Campo Mourão há mais de 10 anos, quando alguns produtores iniciaram a atividade pecuária em suas propriedades de agricultura, com o objetivo de diversificar as atividades. Sempre focados na eficiência do sistema produtivo, também buscavam mitigar os riscos da produção de grãos. Como consequência, eles conseguiram aumentar a renda, tornar as propriedades sustentáveis e produzir carne de animais jovens e de excelente qualidade. Nasceu de uma parceria entre quatro pecuaristas e depois se tornou uma cooperativa, que atualmente, se destaca pela qualidade, que é o principal diferencial da Maria Macia.
Fonte: Attuale Comunicação.

