Controle da mosca-do-estábulo
Controle da mosca-do-estábulo pode evitar morte de animais. Segundo pesquisa da Embrapa, medidas simples e rotineiras são essenciais para a prevenção.
O quadro Dr. Pecuária do Jornal da Pecuária desta quarta, dia 27, tratou da importância em controlar as moscas-dos-estábulos. A praga ataca o rebanho bovino, mas pode afetar também equinos, suínos e até o homem.
O inseto, de aparência e tamanho semelhantes à de moscas domésticas, se alimenta de sangue e é encontrado nas proximidades de estábulos e confinamentos. O número de moscas aumenta durante a colheita da cana-de-açúcar, já que a espécie encontrou nessa região o ambiente propício para a reprodução.
O pesquisador da Embrapa Gado de Corte Paulo Henrique Duarte Cançado falou sobre o controle para evitar perdas no rebanho. Segundo ele, os ataques ocorrem principalmente no lombo e nas patas dos animais, o que deixa os animais inquietos e irritados. O dano causado pela picada acarreta a perda de peso e até morte.
Em situações de emergência, o inseticida é uma alternativa para o produtor, porém, por não ser uma opção sustentável, e seu uso continuo propiciar a seleção e desenvolvimento de populações de moscas resistentes, deve ser utilizado apenas em casos extremos.
A pesquisa da Embrapa mostra que a prevenção e controle podem ser feitos, a partir de medidas simples e que devem fazer parte da rotina das propriedades rurais. Entre elas:
Manter a higiene das instalações, limpando as fezes e restos alimentares, principalmente em propriedades com sistema de confinamento ou leiterias.
Remover e dar destino adequado (espalhamento ou compostagem) dos resíduos alimentares de animais, bem como de dejetos e matéria orgânica acumulados, pois representam fontes de criação de larvas de moscas.
Revolver o material de compostagem completamente duas vezes por semana e drenar a água da chuva.
Fonte: Canal Rural.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











