Demanda por galinha caipira cresce
Demanda por galinha caipira cresce e produção deve aumentar 100% até 2016. Hoje são produzidas 123 mil toneladas ao ano, o que representa apenas 1% dos abates de aves.
A galinha caipira tem ganhado espaço nas prateleiras dos mercados e na mesa do consumidor brasileiro. Os avicultores comemoram o crescimento e já preveem, para 2016, um salto de 100% na produção nacional, que hoje é de 123 mil toneladas ao ano.
Há três anos, Fernando Morais decidiu investir na criação de galinhas caipiras. Por mês, ele produz cerca de mil aves, que são abatidas e comercializadas nos principais mercados do Distrito Federal. O negócio está indo tão bem, que o avicultor pretende ampliar a granja.
– Pra Brasília, por enquanto. Mas, tenho expectativa de ampliar para a região Centro-Oeste, Sudeste. O mercado hoje é muito promissor, a gente já está com toda a nossa produção definida, demandada, e a gente pretende esse ano ainda, com recursos dos bancos oficiais, quadriplicar a produção – projeta o avicultor.
O mercado brasileiro de aves, chamadas alternativas, está em expansão. Empresas do setor têm crescido em média 15% a 20%, e têm conseguido atender somente a demanda interna.
É o caso da companhia Avifran, que produz 3,5 milhões de pintinhos caipiras francês por mês. Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu mais de 60%.
– A busca pela alimentação natural fez com que a busca pela galinha caipira aumentasse muito nos últimos anos, então, quem produz tem toda a sua produção escoada com facilidade. Inclusive tem faltado no mercado e isso faz com que o preço do produto seja bem mais elevado – comenta Luciano Maia, diretor-executivo da companhia.
Diferente do frango industrializado, a galinha caipira é criada solta, tem alimentação 100% vegetal e não recebe hormônios. Com isso, o tempo para abate é maior, 90 dias.
– Nos dez primeiros dias, a gente tem um controle com mais detalhe, tem que colocar luz e depois ele fica solto e pega a própria resistência. A perda é mínima no manejo – ensina Morais.
O diretor da Avifran aponta outra vantagem. Por conta do confinamento da galinha industrial, ela acaba andando pouco e tendo mais gordura que a produção caipira.
– Então, ela é muito rica em gordura e a galinha caipira não, ela se movimenta, queima gordura. É uma carne magra bem mais saudável.
Apesar de vantajosa, a produção de galinha caipira representa somente 1% do volume de carne de frango produzida no país.
– A vantagem da galinha caipira é a lucratividade, hoje é um produto escasso no mercado e a procura está cada vez maior – indica Maia.
Fonte: Canal Rural.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











