Simental: Produtividade, adaptação e qualidade de carne

Compartilhar

Alta produtividade, adaptação e qualidade de carne são atrativos da raça simental. Com mais de 100 anos no Brasil, raça de origem europeia é destaque em reprodução e chama atenção de criadores em todo o Brasil.

 

Muitas vezes, a tradição é peça chave para a qualidade da carne. É o caso da raça simental, que está no Brasil há mais de 110 anos. Estudos aprofundados foram feitos para melhoria do gado e da produtividade dessa raça, e os resultados têm dado muito certo para os produtores desse boi rústico.

 

É com esse foco que o Giro do Boi exibe uma série especial Raças Bovinas, que avalia os pontos positivos e negativos de cada raça, além de fazer um balanço dentro do mercado pecuário. Dessa vez, os rebanhos escolhidos foram o simental e o simbrasil (linhagem “tropicalizada” criada por pecuaristas nacionais através de cruzamentos com zebuínos).

 

Centenária no país, a raça chegou ao Brasil em 1904 e foi implementada principalmente nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Hoje, criadores utilizam este gado em todo o Brasil e a Associação Brasileira das Raças Simental e Simbrasil já possui associados em todo território nacional.

 

Nesta edição do programa, o apresentador Mauro Ortega entrevista Mário Aguiar Neto, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Raças Simental e Simbrasil, e o pecuarista Amarílio Caiado Fraga Filho, de Mato Grosso, que esclarece um pouco mais sobre as características e qualidades do simental.

Anuncio congado imagem

 

Segundo Neto, graças aos cruzamentos absorventes com raças zebuínas, o simental hoje é rústico, adaptado, cobre muito bem a campo e ainda possui aptidão dupla.

 

– É importante fazer seleções específicas para cada região. O boi se adapta bem e seu genótipo  permite diferentes tipos de manejo e pode atingir diferentes objetivos – conta.

 

Também convidado especial do programa, o pecuarista Amarílio Caiado Fraga Filho falou por telefone com o apresentador. Atualmente, apesar das dificuldades de adaptação de raças europeias no Centro Oeste brasileiro, o simental impressiona com sua rusticidade e chega a desmamar bezerros pesando aproximadamente 250 quilos.

 

– Simental meio sangue são as melhores mães, seus bezerros são geneticamente  bons e rústicos – relata Fraga

 

Segundo ele, a raça produz uma carne de altíssima qualidade e possui uma eficiência reprodutiva notável.

 

– É a raça que mais vende carne no mundo. Uma das mais vendidas na Europa – destaca.

 

Fonte: Giro do boi JBS.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *