Foco na produção bovina
Com objetivo de discutir e fomentar a importância da adoção de tecnologias nutricionais em todas as fases de produção de bovinos de corte para aumentar a eficiência produtiva e econômica da atividade, o Circuito Socil de Pecuária Eficiente 2014 – Produtividade e Rentabilidade do Pasto ao Cocho, promovido pela Socil, marca da InVivo Nutrição e Saúde Animal, está sendo realizado em quatro cidades do estado do Mato Grosso. Sendo que sua primeira etapa foi promovida em Sinop (500 Km de Cuiabá) e contou com a presença de 40 pecuaristas de toda a região norte do Estado, além de técnicos e distribuidores da empresa.
As outras etapas do Circuito foram realizadas ainda no mês de abril, em Rondonópolis, Primavera do Leste e Barra do Garças. O evento contou com a palestra do zootecnista e doutor em produção animal pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV), Flávio Dutra Rezende, que abordou de forma prática a importância da adoção de diferentes estratégias de suplementação nutricional durante a fase de recria para otimizar os ganhos e a rentabilidade na fase final de engorda em confinamento.
Já o médico veterinário e gerente de produtos para ruminantes do grupo Invivo, Newton Teodoro, tratou as soluções nutricionais da Socil para eficiência produtiva e econômica da pecuária de corte. Além dos serviços e ferramentas comerciais que ajudam o pecuarista no planejamento dos ganhos econômicos da propriedade, como o Qualicorte Fix, uma operação de negócio que permite o travamento de preço da nutrição animal durante todo o período em que os animais estão confinados.
De acordo com Antônio Beloli, gerente de território responsável pelo evento, o Circuito é uma das formas de maximizar a cadeia produtiva da carne na região do Norte do Mato Grosso. Isso porque com este tipo de informação é levada ao produtor para que ele possa enxergar de maneira clara e transparente como se dá uma produção de carcaça realmente eficaz.
A escolha por realizar o Circuito Socil de Pecuária Eficiente 2014 – Produtividade e Rentabilidade do Pasto ao Cocho em Mato Grosso não foi por acaso. Isso porque o Estado é o maior produtor de carne bovina do Brasil, que por sua vez é a segunda maior indústria do mundo no segmento. Em 2013 Mato Grosso registrou o abate de 6 milhões de cabeças de gado, um crescimento de 9,33% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Fonte: Portal Boi A Pasto.

