Focos de raiva herbívora aumentam no Centro-Sul gaúcho - Agron Agronégocios Online

Focos de raiva herbívora aumentam no Centro-Sul gaúcho

Compartilhar

Desde 2011, os focos de raiva herbívora aumentam na região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. A progressão do foco começou em Pelotas, passou para Caçapava do Sul e se alastrou para vários municípios da região da Campanha, onde se concentra a maior parte da pecuária do Estado. O surto da doença está confirmado.

 

O Jornal da Pecuária foi até a região ver o problema de perto e mostra a situação em duas reportagens especiais. Esta primeira reportagem mostra o tamanho do problema. Desde o início do surto de raiva, há três anos, mais de 100 mil animais morreram em todo o Estado.

 

A situação é grave e coloca em alerta a região da Campanha e a divisa com o Uruguai, país vizinho que já detectou três focos da doença. – Estamos na expectativa, com medo de que entre ainda para Bagé. Agora, em uma conversa com uruguaios, eles detectaram três focos na região de Aceguá, a uma distância de cinco quilômetros da nossa fronteira, ou seja, agora complica muito mais.

 

O alerta que eu quero fazer aos produtores rurais é o fato de temos um vírus vindo em nossa direção. Considero a saúde pública como problema principal. Se há vírus, tem pessoas expostas. Outro lado é a questão econômica, que tu pegas propriedades de alto padrão genético, de bovinos e equinos. Tem haras aqui de valor altíssimo, isso vai ser um estrago medonho se chegar a acontecer.

 

Só este ano, nós temos em torno de 650, 680 animais que morreram – explica o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora no Rio Grande do Sul, Nilton Rossato. O pecuarista João Eduardo da Silva perdeu 50 animais em Joca Tavares, um distrito do município de Bagé. Segundo ele, junto com os vizinhos, já chega a 80 o número de mortes por raiva herbívora. No início, ele achou que se tratava de outra doença.


 

O maior problema é que ele só vacinou o rebanho depois que os sintomas apareceram e os primeiros animais começaram a cair no chão. – Tive a iniciativa de fazer a vacinação após o diagnóstico. Após o tratamento, aqueles animais não reagiam e aí começaram as mortes e, então, realizamos exames. Foi constatada a raiva. Eu inicio amanhã a segunda fase da vacina para dar a proteção aos bovinos, equinos e ovinos, que também têm perdas – afirma Silva.

 

A vacina precisa ser reaplicada 21 dias depois da primeira dose. Depois da mordida do morcego, a doença tem um período de incubação de até 180 dias antes de se manifestar, o que significa que o produro ainda pode perder mais animais, porque mesmo tendo dado a primeira dose, o rebanho já pode estar infectado. – Já estou com uma perda na propriedade em torno de 20 bovinos, quatro equinos e umas 25 ovelhas. Até a data de hoje, sigo encontrando animais mortos e com sintomas da raiva diariamente no campo – acrescenta Silva.

 

De acordo com Rossato, o que favorece o avanço da doença é a falta de conscientização dos produtores rurais. A vacina não é obrigatória e exige maior manejo dos animais para a reaplicação, fatores que influenciam os pecuaristas a não realizarem a prevenção ou só tomar a iniciativa depois que a doença já se instalou no rebanho, o que não tem eficácia. – Até esse momento a gente não conseguiu sensibilizá-los suficientemente sobre a gravidade do problema.

 

Na realidade, outra coisa que a gente custa a entender é uma vacina barata, em torno de R$ 0,60, R$ 1,20, que não é usada. Lamentavelmente, nosso criador só entra no jogo quando os animais começam a morrer, e isso é um problema porque os morcegos já morreram e transmitiram para outros, que estão em torno de 15 quilômetros a frente, aí é a dificuldade – explica o coordenador. Foi o que aconteceu com o pecuarista Luis Carlos Corrêa, de Palmas, na região de Bagé. Todos os dias ele perde parte do rebanho, incluindo animais de alto padrão genético. – Isso surgiu na região em 2012.

 

Descobrimos uma furna dentro da propriedade. Resolvemos vacinar em agosto. Quando tínhamos que vacinar de novo, por não ter acontecido nada, relaxamos e não aplicamos a vacina. Já perdemos em torno de 15 a 20 terneiros, e agora estamos começando a perder cavalos. É um baita prejuízo – destaca Corrêa. – Nós só vamos controlar a raiva se todas as atribuições forem executadas. O produtor localizando o refúgio, nos avisando, vacinando os animais, não só fazendo o controle, combatendo os refúgios. Isso nos levaria a estancar a progressão. Esse é o objetivo – diz Rossato.

 

Fonte: Rural BR.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!