Rastreabilidade para cadeia produtiva do feijão
CNA defende rastreabilidade para cadeia produtiva do feijão.
Identificação de origem e processo é instrumento fundamental para dar novo fôlego à competitividade do setor.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, nesta terça-feira (24), a importância das inovações tecnológicas para o agro e defendeu a rastreabilidade vegetal como um caminho para o desenvolvimento da cadeia produtiva do feijão. O assunto foi tema da reunião da Câmara Setorial de Feijão e Pulses do Ministério da Agricultura, que discutiu as inovações que estão sendo desenvolvidas pelo ministério e pela Embrapa.
“Apoiamos várias ações para fortalecer a cadeia e abrir mercado lá fora porque entendemos que o feijão é uma opção boa para o produtor diversificar a renda”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Fábio Carneiro.
O técnico falou sobre o sistema de rastreabilidade Agri Trace Vegetal que foi criado pela confederação e hoje atende as cadeias de hortaliças e frutas. Segundo ele, a intenção da entidade é ampliar a tecnologia para o setor de feijão e pulses.
“Ele é feito para pequenos agricultores e é o mais barato do mercado. Temos feito contato com outros setores para melhorar o aplicativo e gerar a credibilidade que a cadeia do feijão precisa.”
A coordenadora-geral da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Sibelle de Andrade Silva, apresentou as diretrizes de inovação para o agro, que segundo ela, abrangem agregação de valor, bioeconomia, sustentabilidade, aprendizagem virtual, conectividade e foodtech.
“Com o crescimento populacional, a produção agrícola precisa crescer em quantidade e qualidade. Não basta ter políticas públicas para erradicar a fome, mas também o déficit nutricional, e as cadeias que lidam principalmente com proteína de origem vegetal tem um papel muito relevante nesse sentido”, afirmou.
Sibelle ressaltou que a organização da cadeia e a rastreabilidade para o feijão é fundamental e que o ministério deve buscar acelerar o desenvolvimento dessas tecnologias junto ao setor produtivo.
“A rastreabilidade para o feijão é um dos itens mais urgentes e podemos unir esforços com a CNA nesse sentido também e repetir a parceria bem sucedida como no lançamento do ID agro para máquinas agrícolas.”
A pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Luciene Fros Camarano de Oliveira, falou sobre o aplicativo Doutor Feijão, criado pela empresa para aproximar os produtores das soluções tecnológicas.
A ferramenta auxilia técnicos e agricultores, trazendo informações sobre o desenvolvimento da planta e o manejo e pragas e doenças, entre outras e também disponibiliza publicações, identifica parceiros para aquisição de sementes e coloca o produtor em contato direto com a Embrapa.
O presidente da câmara setorial, Roberto Queiroga, ressaltou que todas as inovações tecnológicas apresentadas vão contribuir para ampliar a cadeia dentro e fora do país, melhorar as sementes e dar visibilidade aos processos e a todos os elos da cadeia produtiva.
FONTE: DATAGRO.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











