Categories: Agricultura

Safra de grãos pode chegar a 233,3 milhões de toneladas

Impulsionada pelo milho, safra de grãos pode chegar a 233,3 milhões de toneladas.

Expectativa é que sejam colhidos 5.228 quilos por hectare.

Publicidade

A safra de grãos 2018/2019 deve alcançar a marca de 233,3 milhões de toneladas, mantendo-se como a segunda maior registrada na série histórica do país. O bom desempenho é impulsionado pela melhora da produção do milho na segunda safra do grão. Os dados estão no 6º levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira (12).

Para a segunda colheita do milho, a expectativa é que a produção chegue a 66,6 milhões de toneladas, volume 23,6% superior ao registrado na safra passada. “Esse resultado é reflexo da maior área”, afirma o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana. “Com 80% dos grãos já plantado, os agricultores devem destinar 12 milhões de hectares para plantio ao invés dos 11,5 milhões de hectares da safra passada”.

O superintendente ressalta ainda que a produtividade deve melhorar. “A expectativa é que sejam colhidos 5.228 quilos por hectare, mas estamos trabalhando com dados estatísticos, uma vez que ainda não é possível aferir o desempenho do milho nas lavouras”.

O estuda aponta que o algodão também teve destaque positivo, chegando a uma produção de até 2,6 milhões de toneladas da pluma, um incremento que chega a 28,4%. Com um cenário de mercado favorável para o produto, os agricultores brasileiros investiram em uma maior área plantada, que deve atingir a marca de 1,6 milhão de hectares.

Por outro lado, a soja, responsável por cerca de 49% da produção nacional de grãos, terá uma redução de 4,9%, chegando a 113,5 milhões de toneladas. A quebra de safra prevista em 5,8 milhões de toneladas pode ser observada em importantes estados que cultivam a oleaginosa, como Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e na região do Matopiba, principalmente na Bahia. Mesmo assim, esta é a terceira maior produção já registrada, chegando próximo ao volume total de soja produzidos pelo país na safra 2004/2005.

O feijão também apresentou produção menor na primeira safra. Com uma colheita de 987,5 mil toneladas, a queda pode chegar a 23,2%. Com menos produto no mercado, o preço da leguminosa está atrativo para os produtores, o que incentiva uma maior área plantada na segunda safra do grão, que poderá resultar em uma produção de 1,36 milhão de toneladas. O número é impulsionado pelo aumento do feijão tipo cores, que tende a crescer em 28% e, na variedade preto, alta de 20,9%. No caso do feijão-caupi a tendência é de uma queda de 6%, principalmente pela expectativa de redução da área cultivada em Mato Grosso.

Área – A área semeada na safra 2018/2019 está estimada em 62,9 milhões de hectares e se confirma como a maior já registrada no país. O incremento esperado é de 1,9% ou 1,15 milhão de hectares em relação à safra passada.

FONTE: CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

5 fatores que começam a formar o preço da carne ainda dentro da fazenda e impactam o consumidor muito antes do açougue

GpwQuando o consumidor observa o preço da carne subir no açougue, a sensação costuma ser…

13 horas ago

4 curiosidades sobre a alimentação de frangos nas granjas modernas que explicam como a produção se tornou tão eficiente

Entenda 4 curiosidades sobre a alimentação de frangos nas granjas modernas e como ela tornou…

14 horas ago

Preço da soja: Impacto nos lucros com as novas cotações

O preço da soja apresenta variações importantes nas principais praças do Brasil. Confira a tabela…

14 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Cotação dispara em SP e PR

Confira o preço do milho saca de 60 kg nas principais regiões produtoras. Veja onde…

14 horas ago

Preço da novilha gorda: Queda atinge principais praças de SP e GO

O preço da novilha gorda apresenta sinais de recuo em importantes polos produtores como São…

15 horas ago

Preço da Vaca Gorda: Quedas pontuais pressionam o mercado hoje

O preço da vaca gorda apresenta estabilidade na maioria das praças, mas quedas no MT…

15 horas ago

This website uses cookies.