Aluno do MasterCitrus defende dissertação sobre o controle do ácaro da leprose.
Resultados mostraram que a adição de adjuvantes reduziu significativamente os níveis de toxicidade aguda desses acaricidas.
O engenheiro agrônomo Jader Carlos Vieira defendeu sua dissertação do Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros (MasterCitrus), em 17 de janeiro, sobre a influência de adjuvantes e fertilizantes foliares na eficácia de acaricidas para o controle do ácaro da leprose dos citros.
Considerando que a mistura de acaricidas, adjuvantes e fertilizantes foliares em tanque de pulverização tem sido uma prática comum entre os citricultores para reduzir os custos de produção, o estudo avaliou o efeito da adição de adjuvantes (copolímero de poliéster e silicone ou óleo mineral) e/ou fertilizantes foliares (MgSO4, MnSO4, ZnSO4 e ureia) nos níveis de toxicidade aguda e na eficácia dos acaricidas espirodiclofeno e ciflumetofem.
Os resultados mostraram que a adição de adjuvantes reduziu significativamente os níveis de toxicidade aguda desses acaricidas. Em campo, a aplicação de fertilizantes foliares não afetou a atividade biológica dos acaricidas espirodiclofeno e ciflumetofem sobre o ácaro. Além disso, espirodiclofeno e ciflumetofem aplicados isoladamente ou em mistura com fertilizantes foliares proporcionaram maior período de proteção das plantas contra a recolonização do ácaro quando comparado aà aplicação desses acaricidas em mistura com adjuvantes.
Diante da maior eficácia e período de controle, plantas tratadas com acaricidas isoladamente ou em mistura com fertilizantes foliares tiveram menor incidência de frutos com sintomas de leprose do que àquelas tratadas com acaricidas associados aos adjuvantes. Portanto, o uso de espirodiclofeno ou ciflumetofem em misturas com fertilizantes foliares é uma alternativa importante para reduzir os custos de produção sem afetar negativamente o controle do ácaro da leprose. No entanto, o uso de espirodiclofeno ou ciflumetofem em misturas com adjuvantes reduz a efetividade desses compostos no controle do ácaro da leprose.
FONTE: FUNDECITRUS.
A luz da tarde atravessa a cortina leve e se espalha pela sala, revelando um…
O som seco do ovo encostando no ninho quase passa despercebido, mas há algo intrigante…
O pulgão-do-milho ameaça lavouras com perdas de até 60%. Saiba como identificar os sinais precoces…
Descubra qual o melhor capim para pasto irrigado e como transformar sua fazenda em uma…
O Banteng é um dos bovinos mais raros do mundo. Descubra como este gado selvagem…
O sono dos cavalos vai além do cochilo em pé. Descubra por que o descanso…
This website uses cookies.