Categories: Agricultura

Rio Grande do Sul: Oscilação climática favorece pragas

#clima #cultura #milho #pragas #RioGrandedoSul

Emater afirma que é atípica a alta incidência de lagartas nas lavouras.

Publicidade

Apesar da baixa umidade no solo, a cultura do milho vem apresentando um bom estabelecimento inicial no Rio Grande do Sul, com stand de plantas dentro do recomendado, emergência uniforme e desenvolvimento rápido. De acordo com a Emater, é atípica a alta incidência de lagartas nas lavouras, como a do cartucho (Spodoptera frugiperda) e a lagarta rosca (Agrotis ípsilon), que têm preocupado os agricultores.

Essa situação gera a necessidade de dessecação e replantio de algumas áreas devido ao baixo stand de plantas por unidade de área, assim como um número elevado de aplicações de inseticidas, com muitos produtores chegando à terceira aplicação sem um efetivo controle. Híbridos com tecnologia BT (resistentes a essas pragas) também têm apresentado frequentes e intensos danos.

Nas lavouras de milho mais adiantadas, seguem os trabalhos de adubação em cobertura e de utilização de herbicidas quando as plantas atingem o estágio ideal. Nas regiões produtoras do Estado, prossegue o desenvolvimento das culturas de inverno, que apresentam distintas fases. As lavouras de trigo, por exemplo, nesta semana apresentam 18% em perfilhamento, 30% em floração, 48% em formação de grão e 4% em maturação para a colheita.

Tais percentuais se aproximam da média. Segundo avaliação de técnicos e produtores, o potencial produtivo das lavouras de trigo varia a partir da época de semeadura (semeadura do cedo com baixo stand e baixa estatura), nível de fertilização (lavouras com menor quantidade de adubo e com perdas pelas intensas chuvas no início do estabelecimento da cultura apresentam baixo potencial), e incidência e controle de doenças, com maior infestação de patógenos devido à grande oscilação de temperatura e umidade, propiciando a propagação de doenças e o aumento no número de solicitações acionando o Proagro.

FONTE: JORNAL DO COMÉRCIO.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

Comunicação mitocondrial: A chave para tratar doenças graves?

Descubra como a comunicação mitocondrial e o alinhamento das cristas revelam a vida social das…

2 horas ago

Exportação de gado vivo: Recorde histórico paga 63% a mais que mercado interno

O Brasil registra o melhor mês da história na exportação de gado vivo com ágio…

2 horas ago

Por que o cavalo relincha “duas vezes” ao mesmo tempo?

O relincho do cavalo esconde um mecanismo raro na biologia. Cientistas revelam como equinos emitem…

3 horas ago

Agricultura irrigada pode ampliar produção de alimentossem abrir novas áreas

Com margem para crescer 50 milhões de hectares, agricultura irrigada é aposta para o futuro…

4 horas ago

Preço da Novilha Gorda: Confira os valores em 31 regiões

O preço da novilha gorda apresenta viés de alta em praças estratégicas como SP e…

2 dias ago

Vaca Gorda rompe barreira dos R$ 320 e surpreende o mercado

O Preço da Vaca Gorda apresenta forte tendência de alta. Barretos e Araçatuba lideram com…

2 dias ago

This website uses cookies.