Categories: Agricultura

Soja convencional deve atingir 15% em Mato Grosso

#plantio #área #soja #convencional #MatoGrosso

Segundo Aprosoja, preço extra pago ao produtor incentiva o cultivo dessas variedades.

Publicidade

O plantio de soja convencional na safra 2017/2018 deve chegar a 15% da área plantada em Mato Grosso e superar os 1,2 milhão de hectares do período atual, que ocupam pouco mais de 13,7% no Estado. A projeção é do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso), Endrigo Dalcin, tendo por base dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), e foi apresentada durante o Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável, realizado em Goiânia nos dias 18 e 19 de agosto.

Dalcin participou do painel “Produção Sustentável de Soja Convencional” e falou sobre os avanços do programa Soja Livre, uma parceria da Aprosoja Mato Grosso, Embrapa e diversos parceiros que desde 2009 estimula e promove o uso de soja convencional nas lavouras.

“As biotecnologias tomaram muito campo, mas devagarzinho vamos colocando esta sementinha na cabeça do produtor. Hoje, no Brasil, temos 6% da área plantada com soja convencional. Mato Grosso deve chegar este ano a 15%. Realmente o produtor entendeu o recado e está comprando a ideia. A gente vê vários produtores mudando 100% de sua produção para convencional. Temos feito várias ações, divulgações e tudo isso vai ajudar”, afirmou.

Endrigo classifica a soja convencional como uma ferramenta importante para o manejo da lavoura e com resultados positivos em termos de ganho ambiental e de sustentabilidade da cadeia. “Com a soja convencional, o manejo é mais intensificado. Além do prêmio pago ao produtor, uma característica importante é o controle e resistência a pragas. Temos plantas daninhas cada vez mais resistentes ao glifosato, que é o herbicida de controle seletivo. E estas sementes convencionais trazem de volta os herbicidas pós-emergentes e todos estes produtos que estavam adormecidos”, explicou.

O presidente da Aprosoja-MT discorda de quem pensa que estas cultivares são ultrapassadas e não possuem tecnologia. “Temos sementes convencionais com altíssima tecnologia. Tivemos produtividades acima de 67 sacas por hectare em regiões de Mato Grosso. Precisamos deste material genético para fornecer opções de plantio para o produtor”, destacou.

De acordo com Dalcin, além de serem sementes de qualidade, o preço pago ao produtor é mais elevado. “Os custos de produção estão cada vez mais elevados, principalmente com sementes e biotecnologia. O custo com a convencional é praticamente igual, só que a gente tem um ganho a mais no preço pago ao produtor, que foi de 3 a 4 dólares por saca na safra passada. Isto nos incentiva”, acrescentou.

Segundo ele, há mercados para produtos diferenciados. “Europa e Ásia são nossos principais compradores. Estamos buscando outros mercados para que possamos crescer um pouquinho mais. Por isso é importante mantermos vivas estas variedades e ajudar o produtor a plantar. Mas precisamos que os pesquisadores façam cultivares com mais tecnologias e que a Embrapa continue fazendo melhoramentos nas variedades para incentivar toda a cadeia”, finalizou.

O Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável foi promovido pelo Grupo Agricultura Sustentável, que é formado por produtores, acadêmicos e pesquisadores, e contou com o apoio da Aprosoja Goiás, Aprosoja Brasil, Embrapa e Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

FONTE: PORTAL DBO.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

Fruticultura em Petrolina: O bilhão que brota no sertão

A fruticultura em Petrolina transformou o sertão em um gigante exportador de US$ 1 bilhão.…

6 minutos ago

Importações de soja pela China: Atrasos no Brasil afetam preços

As importações de soja pela China cresceram em março, mas ficaram abaixo do esperado devido…

23 minutos ago

Genômica na Pecuária: O segredo do DNA que exporta para a Índia

A genômica na pecuária reduz o tempo de seleção de 9 anos para meses e…

40 minutos ago

BRS Carinás: A nova braquiária que eleva o lucro em 12%

A BRS Carinás é a revolução da Embrapa para solos pobres. Aumente o ganho de…

59 minutos ago

Novilha Gorda: Confira a tabela completa de preços por estado

Confira a cotação atualizada da novilha gorda em todo o Brasil. Veja os estados com…

5 horas ago

Como perceber cedo o excesso de umidade no ripsalis baccifera antes que as raízes apodreçam

O cultivo de plantas ornamentais exige atenção constante a sinais sutis que indicam desequilíbrios invisíveis.…

8 horas ago

This website uses cookies.