Calor fora de época já causa perdas de algumas culturas - Agron Agronégocios Online

Calor fora de época já causa perdas de algumas culturas

Compartilhar

Rio Grande do Sul: Calor fora de época já causa perdas de algumas culturas.

Se a chuva não for suficiente, acaba fazendo com que parte das sementes germine e outra não.

Conforme dados repassados pelo Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, a estação meteorológica, instalada no campus da instituição em Lajeado, registrou somente 33,8mm de chuva durante todo o mês de julho. Com isso, é um dos meses de julho mais secos dos últimos 11 anos, com o volume ficando bem abaixo dos 62mm registrados em julho de 2005.

Entre as principais consequências do calor fora de época e a ausência de chuvas, é o florescimento antecipado das frutiferas, como as rosáceas (pêssegos) e dos citros. Como já fez calor no mês de junho, os pessegueiros floresceram e a forte geada ocorrida em meados de julho, fez as frutas abortarem. É o caso do produtor Marcos Hinterholz, morador de Vila Santa Emília, que tem plantadas 12 variedades de pêssego e que totalizam 300 árvores. Ele conta que o ideal para obter uma produção cheia, são 250 horas de frio durante o ano, e que até o momento, este montante não chega a 50 horas. ‘Com certeza, vou ter perdas acentuadas’, frisa, acrescentando que embora o frio seja necessário para as rosáceas, torce para que não esfrie muito, pois se isto ocorrer, os pessegueiros que agora estão florescendo e depondo frutas, vão abortar e assim ele terá perdas de 100%. Para outras culturas, Hinterholz ainda não sente tanto os efeitos da ausência de chuva, pois aproveita o tempo bom para preparar o solo para plantar o tabaco e está plantando o milho da safra.

Consequências


Por enquanto, as consequências do calor fora de época ainda não são tão sentidas, o que vai ocorrer a partir do momento em que chover. Segundo o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e engenheiro agrônomo, Vicente Fin, o trigo, que é a principal cultura de inverno, depois do perfilhamento, vai emitir o escapo, ou seja, vai alongar a planta para iniciar as inflorescências de produção. No caso das demais culturas, como o milho, o período indicado para o plantio se abre no dia 10 de agosto e com esta temperatura alta, uma vez que a semente é depositada no solo, ela vai germinar com tranquilidade. Com o feijão ocorre o mesmo processo e a soja, mesmo que ela germinasse, ainda não está no período de plantio, o que ocorre a partir do mês de outubro. O tabaco inicia a época ideal a partir de agora, embora uma boa parte dos produtores esteja plantando ou já tenho plantado, principalmente os da região baixa do município.

Por enquanto, para Fin, ainda é cedo para se falar sobre as consequências do calor fora de época e da pouca chuva. Se não ocorrer geada, o agrônomo observa que não terá problemas pois a safra já está encaminhada e, ocorrendo geada, ela pode comprometer o trigo, pois o mesmo está com o escapo floral interno em desenvolvimento, o que pode trazer sérios prejuízos. O tabaco plantado ainda em junho e que está em desenvolvimento, pode ter danos, que podem ser severos ou não, o que vai depender da intensidade da geada, pois se for fraca, não vai afetar o tabaco e nem o milho, o que é diferente com as frutíferas, pois terá reflexos negativos, de modo especial nos citros.

Chuvas

Estão previstas chuvas para esta quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3, porém, os volumes não são tão expressivos e se não chover, vai dificultar o plantio de algumas culturas e ainda, de fazer a dessecação das coberturas verdes para preparar o solo para plantar as culturas de verão, como o milho e a soja e o próprio tabaco. ‘Nunca não é bom que ocorram estiagens na implantação das culturas. Se a chuva não for suficiente, acaba fazendo com que parte das sementes germine e outra não e com isto, não há uma implantação uniforme das plantas’, avalia Fin. O detalhe, continua ele, é como vai se comportar o clima a partir do momento em que serão implantadas as culturas de verão, que neste caso sim, é necessário ter uma boa umidade no solo para ocorrer a germinação, mas não precisa ser tão intensa.

FONTE: FOLHA DO MATE.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!