Mais soja em volume e por hectare

Compartilhar

Com um cenário totalmente adverso do registrado na safra passada, Mato Grosso concluiu a sua 11ª semana de plantio cobrindo quase 100% da área estimada e refazendo suas projeções, e em 2016, os números estão sendo recalculados e preveem mais de 30 milhões de toneladas (t), volume que virá não do avanço da área plantada, e assim, da produtividade que também deverá atingir histórica marca de 54 sacas por hectare. Mato Grosso caminha no ciclo 2016/17 para oferecer produtividade, graças ao ‘senhor’ clima, que no ano passado fez tanta falta.

Aliás, o clima favorável vem dando o ritmo e desenhando o tamanho da nova safra mato-grossense, que como destacam os analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), além de ser mais uma temporada de área recorde e produção recorde, vai se delineando como de produtividade recorde e se será marcada também como a safra com o menor aumento anual da série histórica do Imea, como a safra com o maior ritmo de plantio e de maior antecipação da história. O ciclo mal se firmou e muita coisa já está registrada em seu favor e muitas outras deverão ficar na séria do Instituto. Diante de informação acumulada nos últimos dois meses, o Imea revisou as projeções e divulgou ontem a sua terceira, na qual todos os indicadores foram alterados positivamente. A mudança dos números foi antecipada em cerca de 15 dias em relação à safra passada.

Como pontuam os analistas, o novo levantamento para a safra 2016/17 da soja mato-grossense trouxe alterações nos dados de área, produtividade e, consequentemente, produção no Estado. “Com grande parte da nova safra já semeada em novembro, a estimativa de dezembro captou o sentimento do mercado com relação ao desenvolvimento das lavouras e previsões climáticas para os próximos meses. A nova previsão elevou a área estadual para 9,39 milhões/ha, o que corresponde a um incremento de 85 mil hectares ou 0,91% em relação à área consolidada via satélite na safra 205/16”.

Apesar de os novos dados elevarem um pouco mais a expectativa de área recorde em relação à previsão anterior, que era de 9,37 milhões/ha, “a nova safra segue possuindo a projeção de se firmar com o menor aumento anual desde a série histórica acompanhada pelo Imea (safra 2007/08), ficando bem abaixo do aumento da área de soja registrado na média das últimas cinco safras, de 7,8%”, completam os analistas.

No comparativo com a safra 2015/16, as regiões que possuem expectativa de registrar os maiores aumentos percentuais continuam sendo, assim como no levantamento anterior, a norte e a noroeste, com elevação de 4,67% e 3,39%, respectivamente. Mesmo assim, os aumentos registrados nestas regiões estão bem abaixo dos ocorridos nas últimas safras, assim como nas demais regiões.

Anuncio congado imagem

Com relação à produtividade, a nova estimativa de safra elevou a projeção para 54,05 sc/ha na média de Mato Grosso, contra a previsão de 53,19 sc/ha na estimativa anterior. As principais justificativas se sustentam no adiantamento da semeadura da nova temporada – que propiciam uma melhor janela de desenvolvimento às plantas-, boas condições climáticas durante o processo de semeadura em grande parte do Estado, além das previsões de chuvas positivas para o desenvolvimento das lavouras nos próximos meses.

A nova previsão de produtividade possui expectativa de apresentar o maior patamar já registrado em Mato Grosso, sendo 3,4 sc/ha ou 6,9% superior à safra20 15/16. “Outra grande diferença no comparativo com a safra atual é com relação à heterogeneidade de produtividade entre as regiões que atingiu na safra 2015/16 diferenças de 8,3 sc/ha entre a região que registraram a maior produtividade (oeste) e a menor produtividade (nordeste). Na safra 2016/17 a nova estimativa de safra reduz essa diferença para 3,5 sc/ha. Apesar da melhora aguardada na produtividade da nova safra, as condições climáticas durante a colheita da safra serão decisivas para a consolidação das expectativas”, advertem os analistas.

Com as elevações nos dados de área e produtividade, a produção aguardada para a temporada 2016/17 foi elevada para 30,47 milhões/t, representando um aumento de 2,66 milhões/t em relação à safra 2015/16, elevando um pouco mais a expectativa de produção que já estava sendo aguardada na estimativa anterior.

Fonte: Diário de Cuiabá.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!