Novilho Precoce MS bate recorde de abates em 2015
Com 383 associados, entidade intermediou o abate de 171 mil animais em Mato Grosso do Sul.
Consolidada como um dos principais responsáveis por elevar o nível de qualidade do rebanho bovino sul-mato-grossense, a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce (ASPNP) fechou o ano de 2015 com recorde histórico: 171.107 animais abatidos, sendo 90.920 fêmeas e 80.187 machos. O número é 15,8% maior do que 2014, quando foram abatidos 143.939 animais, e 11,2% maior do que o recorde anterior, referente a 2013, quando foram abatidos 151.895 animais.
Para ser considerado “precoce”, um animal macho precisa ter menos de 30 meses de idade e mais de 15 arrobas. As fêmeas precisam ter menos de 30 meses de idade e mais de 12 arrobas, ambos com acabamento mínimo de 3 milímetros de gordura. Cada arroba de carne que se enquadrou nesses critérios gerou um plus médio ao associado de R$ 3,23 na fêmea e R$ 2,20 no macho, remuneração extra garantida graças às parcerias comerciais da ASPNP. Do total de animais abatidos por meio da Novilho Precoce em 2015, 76% das fêmeas e 72% dos machos se enquadram nos requisitos acima citados.
Segundo o Presidente da entidade, Carlos Furlan, estes números são reflexo de três fatores: o aumento no número de associados (eram 174 em 2010 e chegamos a 383 em 2015), o estabelecimento de novas parcerias comerciais e o trabalho árduo na produção de gado de qualidade, com sustentabilidade e regularidade. “A Novilho Precoce MS é constantemente mencionada por especialistas e representantes da indústria como modelo de eficiência. Isso nos enche de orgulho, mas não nos acomoda. É preciso aprimorar-se sempre, buscar e levar conhecimento ao produtor, para que possamos manter o reconhecimento que alcançamos”.
Parcerias
As alianças estabelecidas pela Novilho Precoce garantem aos associados melhores condições para a negociação de seus produtos. Atualmente, a ASPNP mantém parceria com o Carrefour, fornecendo animais com certificado de Garantia de Origem; com o Walmart, fornecendo animais nobres para a marca própria “Casa da Carne”; e com as indústrias JBS e Naturafrig.
Além disso, a Associação oferece o Serviço de Assistência Técnica, conceito de modelo de suporte técnico que engloba desde visitas e orientação especializada nas fazendas até agendamento e acompanhamento de 100% dos abates de associados nos frigoríficos. Isso faz com que o animal produzido com excelência pelos associados seja devidamente reconhecido e remunerado como tal.
Eventos 2016
Dois eventos promovidos anualmente pela ASPNP já entraram para o calendário oficial da pecuária sul-mato-grossense. O 8° Seminário Técnico Novilho Precoce MS acontecerá em Bonito-MS, de 11 a 13 de março, e reunirá a maioria dos associados para confraternização, troca de experiências e aquisição de conhecimentos técnicos. Haverá palestras sobre gerenciamento de recursos humanos, mercado da pecuária e manejo de pastagens.
Em abril, nos dias 13 e 14, acontecerá a 7ª edição do Show da Carcaça. Um verdadeiro desfile de carcaças de excelência acontecerá na Unidade I do frigorífico JBS, em Campo Grande, demonstrando o padrão de qualidade alcançado pelos associados da Novilho Precoce MS. Em breve, encaminharemos mais informações sobre ambos os eventos.
Sobre a Novilho Precoce MS
A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce – ASPNP, sediada em Campo Grande-MS, foi fundada em 1998 por um grupo de pecuaristas com o objetivo de atender a crescente demanda por carne bovina de qualidade comprovada. Desde então, a ASPNP vem proporcionando aos seus associados melhores condições para a negociação de seus produtos, mediante o estabelecimento de parcerias com frigoríficos, supermercados e distribuidores, com o compromisso de oferecer produtos de qualidade com regularidade e sustentabilidade.
Fonte: Jornalismo Novilho Precoce MS.

