Pecuarista, você valoriza os seus funcionários? - Agron Agronégocios Online

Pecuarista, você valoriza os seus funcionários?

Compartilhar

 

 

A pecuária brasileira é um gigante que produz 10 milhões de toneladas de proteínas animais por ano, movimenta mais de R$ 75 bilhões somente dentro da porteira e conta com 2,7 milhões de estabelecimentos espalhados pelo país. “Os números são espetaculares e demonstra a aptidão do produtor brasileiro para a lida com o gado. Mas a atividade é muito mais do que isso e conta com um exército de mais de 7 milhões de pessoas que trabalham nas fazendas de gado e são, na essência, o propulsor  da pecuária”, assinala Miguel Cavalcanti, CEO do BeefPoint.

 

 Essa indiscutível importância da mão de obra das fazendas pecuárias foi um dos temas mais presentes do BeefSummit Brasil 2015, evento realizado em Ribeirão Preto (SP), que reuniu os principais produtores, consultores, técnicos e gestores da cadeia da carne bovina.

 

 “Entre outras responsabilidades é dever dos produtores gerenciar bem a mão de obra das propriedades. A eficiente gestão das pessoas pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de uma atividade avaliadas nos detalhes”, ressalta Cavalcanti, promotor do BeefSummit Brasil 2015.

 

 “Uma das grandes satisfações que tive foi ver um funcionário com carro próprio. Isso significa que ele está melhorando de vida – sinal de que a fazenda está contribuindo para o seu crescimento”, destacou o pecuarista Alaor Ávila, em sua apresentação no BeefSummit Brasil 2015. “O sucesso dos colaboradores é uma métrica importante da gestão de pessoas”, assinala Miguel Cavalcanti.

 

 Os olhos dos funcionários do confinamento de Alexandre Foroni, de Rondônia, brilharam quando eles foram acompanhar o abate dos animais que ajudaram a terminar. “Esse envolvimento possibilita ampliar a visão da equipe, que fica mais participativa e alinhada quando entende o andamento da cadeia produtiva”, disse Foroni aos participantes do BeefSummit Brasil. “A valorização das pessoas é chave para o sucesso dos projetos pecuários. E isso é possível como medidas simples, como reuniões periódicas para identificar  o que eles pensam, se têm dúvidas sobre o trabalho ou o que podem fazer para melhorar”, destacou.

Anuncio congado imagem

 

 “É preciso entender que as pessoas são diferentes e não são perfeitas. Assim, precisam ser tratadas de maneira diferente. Troca de informações e diálogo com a equipe são fundamentais. Também é importante dar tempo às pessoas para aprender e valorizar as melhores ideias mas também quem é pau pra toda obra”, compartilhou o confinador André Peroni, de Barretos (SP).

 

 O consultor Edmour Saiani entende que o melhor chefe é justo, mas muito exigente. “Esse comportamento ajuda as pessoas a se desenvolverem”, disse. Nesse sentido, Miguel Cavalcanti faz uma distinção entre dois conceitos de gestão, que se aplica à pecuária. “Afinal, você delega ou delarga? Em outras palavras, repassa atribuições e cobra resultados ou passa tarefas e as esquece. Tenha em mente que a profissionalização da atividade não envolve apenas produzir mais, melhor e com mais lucro. Também é fundamental ter uma equipe proativa, motivada e valorizada”.

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!