Preço do boi gordo deve voltar a subir no Brasil
Preço do boi gordo deve voltar a subir no Brasil após mínima do ano.
Os preços do boi gordo no Brasil atingiram as mínimas de 2015 e voltarão a subir até o fim do ano, aproximando-se novamente da máxima histórica registrada em abril, disseram especialistas, destacando a menor oferta de animais nesta época do ano em função do período seco no Brasil central.
As altas nas cotações, no entanto, deverão ser limitadas pela desaceleração do consumo de carne bovina no mercado doméstico.
“A gente deve estar muito perto de observar o fundo do poço para 2015. Daqui para a frente, os preços devem se fortalecer devido à menor disponibilidade de animais”, projetou a diretora da consultoria Agrifatto, Lygia Pimentel.
O preço da arroba do boi gordo no mercado paulista, referência para o mercado nacional, atingiu um recorde histórico de 150,65 reais em meados de abril, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa.
Desde então, os preços recuaram, acumulando queda de quase 8 por cento ante máxima do ano, pressionados pelo menor consumo dos brasileiros e por uma oferta relativamente mais folgada de animais, após meses recentes de chuvas que ajudaram na manutenção dos pastos. A arroba atingiu 139,03 reais em 12 de agosto, menor valor do ano.
Com as pastagens –onde a maior parte do gado brasileiro é criada– exauridas pelo período sem chuvas do inverno, os pecuaristas estão finalizando o ciclo de oferta de animais aos frigoríficos. A partir de agora, a disponibilidade deve ser cada vez menor.
“As indústrias que possuem contratos a termo para receber gado em julho, agosto até setembro estão usando essa oferta para evitar entrar no mercado. Mas tem uma hora que essa oferta começa a ficar mais enxuta. Quando elas voltarem ao mercado, a chance de ocorrer valorização da arroba no mercado à vista é grande”, disse o analista da Informa Economics FNP Aedson Pereira.
Segundo ele, os preços do boi gordo podem voltar, em setembro e outubro, para perto dos patamares de abril.
Na estimativa da Agrifatto, o preço médio da arroba bovina deve ser de 146 reais na média do segundo semestre, mas com grandes chances de fortes oscilações em função de ajustes de oferta e demanda –as compras da indústria podem ser estimuladas em alguns momentos pelos negócios de exportação.
CONSUMO INTERNO
A alta nos preços do boi nos próximos meses deverá ser limitada por um menor consumo de carne bovina no mercado interno, em um momento de inflação em alta e crescimento do desemprego.
“A alta dos preços vai ser modulada pelo consumo. O cenário de consumo é bastante ruim”, destacou o analista Alex Santos Lopes, da Scot Consultoria.
O consumo médio de carne bovina no Brasil deverá cair para 36,5 kg por habitante em 2015, ante 41,5 kg em 2014, segundo projeção da Agrifatto.
“Está havendo uma substituição muito forte da carne bovina pelo frango”, afirmou Lygia Pimentel, citando uma proteína alternativa que está em média 65 por cento mais barata atualmente.
Fonte: Reuters. Autor: Gustavo Bonato.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











