Propriedades produtoras de manga são monitoradas

Compartilhar

RR: Propriedades produtoras de manga são monitoradas pela Aderr.

Com intuito de desenvolver ações que tornem Roraima um estado reconhecido como livre da Mosca da Carambola, a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) está realizando monitoramento das propriedades produtoras de manga, de forma que, garantindo não haver nenhum foco, possa ser considerado livre da praga pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Esse monitoramento em 23 propriedades no estado, a maioria localizada no entorno de Boa Vista, e que totalizam 205 hectares, teve início há duas semanas. O diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Luiz Claudio Santos Estrella, explica que, contados do primeiro dia de monitoramento, se os técnicos não encontrarem nenhum foco da mosca no período de 387 dias, a Aderr comunica oficialmente ao Mapa, que iniciará os trâmites necessários para que o estado seja considerado livre da praga. “A partir daí, poderemos comercializar o produto para fora de Roraima”, explicou Estrella.

Esse monitoramento é realizado por meio de armadilhas nas propriedades para atrair os machos, utilizando o feromônio (atrativo sexual) da fêmea, e as fêmeas, com uma proteína hidrolisada. Ambas as substâncias, misturadas ao agrotóxico, ao mesmo tempo que atraem a mosca, mata o inseto também, quando entram em contato com o produto. “O estado está livre da mosca da carambola desde setembro de 2014, mas se encontramos um macho, já é considerado um foco. Por isso a necessidade desse trabalho de monitoramento”, pontua o diretor.

A expectativa para que Roraima seja reconhecida como livre da praga é grande e os benefícios serão imensos para os produtores, tendo em vista que, nos cálculos da Aderr, a produção de 50 toneladas por hectare deve gerar uma produção de mais mil toneladas da fruta.

Anuncio congado imagem

POLPA

Uma opção para este período e alternativa econômica para os produtores de manga, que a Aderr está viabilizando junto às associações, é a produção de polpa da fruta. “Para este produto não há restrição, pois retira o risco de contaminação”, explica o diretor, adiantando que estão viabilizando as instalações para que os produtores possam iniciar essa produção o mais rápido possível.

BARREIRAS

Uma das exigências do Mapa para reconhecer o estado como livre da Mosca da Carambola é a garantia de segurança fitossanitária. E a Aderr também trabalha para cumprir a legislação: a barreira fitossanitária do Jundiá já está funcionando 24 horas e a de Bonfim deve iniciar o funcionamento em tempo integral já na próxima semana. “Também estamos construindo uma barreira na BR-174, próximo à Comunidade Três Corações, que estará em funcionamento 24 horas”, informou Estrella. “Estamos no caminho para que o estado seja reconhecido livre da Mosca da Carambola, é uma tarefa que demora um pouco, mas estamos nos empenhando para cumprir a legislação”, enfatiza.

Fonte: BV News – Boa Vista.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *