Estudos sobre eficiência de defensivos agrícolas

Compartilhar

Fundação MS mostra estudos sobre eficiência de defensivos agrícolas.

Circuito de palestras vai apresentar estudos em dez municípios do estado.

Apresentações têm início em Naviraí, na próxima terça-feira (12).

A Fundação MS, uma das das principais instituições de pesquisas voltadas para o agronegócio em Mato Grosso do Sul, vai apresentar entre os dias 12 de maio e 19 de junho, em dez municípios do estado, os estudos que realizou durante a safra 2014/2015 de soja, sobre o grau de eficiência de inseticidas e fungicidas no controle de pragas e doenças nas lavouras.

Os estudos serão apresentados no formato de um circuito de palestras. “Vamos falar um pouco mais sobre como utilizar cada produto dentro de cada situação, abrindo um leque de opções para os produtores”, salienta o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli.

Anuncio congado imagem

Conforme o pesquisador, entre as doenças que mais afetaram a safra da soja no estado estão a antracnose, uma das principais doenças desta cultura e que pode causar apodrecimento e queda das vagens; e a ferrugem, que apesar de ser a doença mais agressiva e que preocupa os produtores, foi encontrada apenas em algumas regiões.

Para o controle e redução dessas infestações, o pesquisador destaca alguns métodos utilizados. “Nós temos basicamente o uso de produtos para o tratamento de sementes, a aplicação de inseticidas e fungicidas em situações favoráveis, além dos métodos de controle biológico e cultural que auxiliam no seu manejo”, ressalta.

Segundo Grigolli, as pesquisas conduzidas pela Fundação MS são divididas em estudos de monitoramento e estudos de eficiência de controle. Na primeira opção, os pesquisadores acompanham áreas do estado para ter conhecimento do tipo de ocorrência de possíveis pragas e doenças que serão encontradas na safra. Já na segunda, a partir do momento em que os focos de pragas e doenças são detectados, as equipes de trabalho realizam os testes de produtos para a eficiência de controle diante de cada situação.

O circuito passara por Naviraí (12 de maio), Amambai (13 de maio), Dourados (14 de maio), Maracaju (19 de maio), São Gabriel do Oeste (21 de maio), Campo Grande (22 de maio), Sidrolândia (3 de junho), Rio Brilhante (10 de junho), Bonito (11 de junho) e Figueirão (19 de junho).

Fonte: Agrodebate.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *