Categories: Agricultura

Colheita de soja e semeadura de milho avançam em MT

Colheita de soja alcançou 67,4% da área de 8,8 milhões de hectares. Foram semeados 85,2% da área de 2,2 milhões de hectares de milho.

Nesta semana, a colheita de soja em Mato Grosso chegou a 67,4%, equivalente a 5,9 milhões de hectares, conforme estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço semanal foi de 13,8 pontos percentuais no Estado, que deve cultivar 8,8 milhões de hectares na safra 2014/15. Em porcentagem, a região mais adiantada é a Oeste, que chegou a 84% da área. Nesta região, a colheita no município de Sapezal está chegando ao fim, já que esta semana alcançou 94% da área total de 401 mil hectares.

Publicidade

No Médio-norte mato-grossense, que tem a maior área do Estado cultivada com a oleaginosa (3 milhões de hectares), os trabalhos da colheita já chegaram a 80% da área, sendo que em Lucas do Rio Verde foi colhido 93% da área, correspondente a 217,8 mil hectares, e em Sorriso 90%, equivalente a 522,5 mil hectares.

Milho

Paralelamente à colheita da soja, ocorre a semeadura de milho, que nesta semana alcançou 85,2% da área total de 2,8 milhões de hectares que devem ser cultivados em Mato Grosso nesta safra. As informações são do Imea. O atraso de 4 pontos percentuais na colheita da soja também tem impactado a semeadura do milho, que apresenta um atraso de 6,3 pontos percentuais esta semana, com relação ao mesmo período do ano passado, quando a semeadura já alcançaca 91% da área. No entanto, os trabalhos estão acelerados e o avanço da semeadura no Estado foi de 21 pontos percentuais nesta semana.

Na região Médio-norte, já foram semeados 1 milhão de hectares (82,4%), sendo que em Ipiranga do Norte, as plantadeiras já passaram por 97,5% da área total de 103,4 mil hectares que os produtores do município devem cultivar nesta safra.

Os produtores de Sorriso, maior município produtor de milho do Estado, adiantaram os trabalhos no campo em 14 pontos percentuais com relação à semana passada, alcançando 84% da área a ser cultivada nesta safra, equivalente a 229,2 mil hectares de um total de 272,9 mil hectares.

Fonte: G1 MT.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Anatomia dos bovinos: o erro que custa caro no manejo

Anatomia dos bovinos é um tema fascinante que frequentemente gera debates calorosos e equívocos conceituais,…

20 horas ago

6 plantas fáceis de cuidar que continuam bonitas mesmo na rotina caótica de quem não sabe nada de jardinagem — e o motivo surpreende quem sempre matou plantas sem perceber

Plantas fáceis de cuidar viraram solução silenciosa para casas cansadas, rotinas aceleradas e pessoas que…

24 horas ago

Inseminação artificial — Como esta estratégia genética pode fortalecer resistência do rebanho, melhorar produtividade no longo prazo e aumentar o lucro da fazenda

Inseminação artificial deixou de ser tecnologia distante e passou a definir quais fazendas conseguem produzir…

1 dia ago

Preço do Boi Gordo: 5 fatores que estão pressionando a arroba

O preço do boi gordo perde força com o aumento da oferta e escalas de…

2 dias ago

Puro Sangue Inglês: O cavalo de milhões proibido de usar tecnologia

O Puro Sangue Inglês é a única raça no Brasil que proíbe a inseminação. Entenda…

2 dias ago

Novilha Gorda: O que explica a baixa nas principais praças hoje?

O preço da arroba da novilha gorda apresenta recuo nesta sexta-feira (15). Confira a tabela…

2 dias ago

This website uses cookies.