Com uma combinação “excepcional” de clima favorável durante o ciclo inteiro em todas as regiões do Estado, o Rio Grande do Sul iniciou a colheita de soja desta safra 2014/15 com indicativos deque pode alcançar um novo recorde de produção, de 15 milhões de toneladas. A estimativa é do engenheiro agrônomo da Emater-RS, Alencar Rugeri, para quem a projeção inicial de rendimento médio das lavouras, de 2.781 quilos por hectare, feita antes do plantio, deve ser superada na colheita.
Acostumado a conviver com longas estiagens no verão, que nos últimos dez anos foram particularmente severas nos ciclos 2004/05 e 2011/12, o Estado conseguiu romper abarreira das 10 milhões de toneladas na temporada 2009/10. Na safra seguinte, o volume pulou para 11,7 milhões. Caiu na subsequente, mas ultrapassou os patamares de 12 milhões de toneladas em 2012/13 e de 13 milhões em 2013/14,de acordo como IBGE.
Até agora, as previsões da Emater-RS, da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e do próprio IBGE para o ciclo atual ficam entre 14,1milhões e 14,7milhões de toneladas, com área cultivada de 5,1 milhões a 5,2 milhões de hectares e rendimento médio de 2.781 a 2.817 quilos por hectare. Mas, segundo Rugeri, as primeiras lavouras colhidas renderam de 2,8 mil a 3 mil quilos por hectare em média e reforçaram a expectativa de um nível mais elevado de produção.
Fonte: Jornal Valor Econômico.
Descubra por que a ora-pro-nóbis é chamada de carne verde e conheça 5 benefícios que…
Confira a cotação atualizada do preço da soja saca de 60 kg em 32 cidades…
Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe os valores da…
O Preço do Boi China dispara em fevereiro de 2026. Veja a tabela completa com…
O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
O preço da novilha gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
This website uses cookies.