Consultores agrícolas: Venda no mercado futuro

Compartilhar

Consultores agrícolas recomendam venda no mercado futuro.

 

A venda no mercado futuro, estratégia comum nos Estados Unidos, não é amplamente difundida entre os produtores brasileiros. Atualmente, apenas cerca de 14% da safra nacional foi negociada antecipadamente. Na mesma época do ano passado, por exemplo, o índice era de 35%. Os agricultores gaúchos, por sua vez, anteciparam a venda de menos de 5% da produção até o momento, o que pode ser explicado pela baixa cotação da soja no mercado internacional.

 

“Não se trata de um erro, pois não havia bons preços para fixar. Além disso, a maioria dos produtores estava capitalizada e preferiu comprar insumos à vista, por exemplo”, explica o consultor Carlos Cogo. O economista da Farsul, Antônio da Luz, diz que a entidade vem incentivando os produtores a operarem na bolsa, negociando em contratos futuros, pelo menos, o equivalente aos custos de produção. Para Luz, aqueles que travam preços todos os anos têm um fluxo de caixa mais positivo em longo prazo, afinal, mesmo podendo limitar seus ganhos, eles evitam grandes perdas. “Ganham menos, mas ganham sempre.

 

Os que não fazem uso desse mecanismo podem ter anos extraordinários, mas, também, outros péssimos. Nesse sobe e desce, o ano bom tem que pagar o ano ruim e mais os juros”, destaca. Para o consultor da Safras & Mercado, Luiz Gutierrez, o produtor deveria comprometer, no mínimo, 20% da sua produção antes da colheita, com objetivo de se capitalizar e criar uma base financeira segura para gerir os riscos das vendas após a safra. “No Brasil, ainda há certo receio em se aventurar em territórios como a bolsa e o mercado externo.

 

Mas o agricultor deve perder o medo e buscar informações, pois tais mecanismos abrem leques para uma melhora da gestão”, ressalta. A partir de agora, os negócios devem ser impulsionados pela recuperação dos preços. “As cotações em Chicago parecem não ter mais força para recuarem. As oportunidades certamente aparecerão”, completa Gutierrez.

Anuncio congado imagem

 

Fonte: Jornal do Comercio/RS.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *