Goiás Genética 2014 traz novidades para pecuária

Compartilhar

De 6 a 17 de setembro, estudantes, técnicos e criadores de zebuínos têm encontro marcado na Goiás Genética, organizada pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). O evento tem por objetivo difundir as novas tecnologias de melhoramento genético, por meio de palestras, workshops e apresentação de programas do gênero. Vão ser realizadas ainda exposições de animais e leilões. A expectativa de público é de 10 mil pessoas. A entrada e as inscrições para as atividades que constam na programação são gratuitas.

Apesar de começar oficialmente no dia 10, vão ser promovidas algumas ações antes dessa data. No dia 9, além da abertura acadêmica, estão previstas três palestras que devem movimentar o Auditório Augusto França Gontijo. Os temas são: Fisiologia da Reprodução; Interação Genótipo – Ambiente no Melhoramento Genético; e Biotecnologias Utilizadas em Melhoramento Genético. Também está agendada atividade prática nos currais com o pesquisador e médico veterinário Alexandre Sardinha, da Embriotec.

Entre os destaques do evento está a palestra “Utilização de Ferramentas Genômicas no Melhoramento Genético das Raças Zebuínas”, a ser ministrada, dia 10 (quarta-feira), pelo professor Dr. Guilherme Rosa, da Universidade de Wisconsin (EUA). Outra atração que deve despertar o interesse dos visitantes é a palestra “Selecionar para Continuar”, com o engenheiro agrônomo e doutor em Melhoramento Genético Animal, Fausto Pereira Lima.

Segundo o presidente da AGCZ, Clarismino Júnior, um dos diferenciais da Goiás Genética é o seu caráter informativo, o que justifica o investimento da entidade organizadora da feira no ciclo de palestras e workshops. “O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, porém ainda enfrenta desafios para produzir mais, com mais qualidade e em menor espaço. O evento procura contribuir neste sentido, promovendo a difusão de novas tecnologias de melhoramento genético”, explica.

Nova dinâmica

Anuncio congado imagem

Por conta das mudanças nos setores produtivos e na economia mundial, pecuaristas precisam se adaptar à nova dinâmica e utilizar tecnologias capazes de maximizar resultados. Para tanto, existem programas de melhoramento genético sofisticados, que permitem identificar no rebanho características particulares de cada animal e, desta maneira, auxiliar nas tomadas de decisões. Assim, a probabilidade de acerto é bem maior se comparado a uma seleção empírica. “Existem informações disponíveis aos criadores, mas é preciso sensibilizá-los sobre a importância da utilização correta das mesmas”, acredita Clarismino Júnior.

Por meio de programas de melhoramento genético é possível também obter melhoria da fertilidade do rebanho; aumentar os índices de ganho de peso; diminuir o intervalo entre gerações; proporcionar aos criadores produzirem animais prontos para abate mais jovens; evidenciar os animais mais precocemente; proporcionar ao consumidor carne de melhor qualidade; colocar à venda animais testados, agregando valor aos mesmos; diminuir o custo de produção por unidade de produto; melhorar a relação custo-benefício; otimizar os recursos da propriedade e aumentar a lucratividade.

Serviço: Goiás Genética – Edição 2014
Data: de 6 a 17 de setembro
Local: Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia/GO
Atrações: palestras, workshops, exposições e leilões
Expectativa de público: 10 mil pessoas
Informações: www.agcz.com.br / 62 3203-1212

Fonte: Goiás Genética / Duo Comunicação


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!