Monsanto: manutenção do Bt demanda ações de manejo
Monsanto: sustentabilidade do Bt demanda outras ações de manejo. Empresa respondeu notificação da Aprosoja-MT.
A multinacional Monsanto enviou nota nesta sexta-feira (1/8) comentando a decisão da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) de notificar extrajudicialmente as empresas que comercializam a tecnologia do milho Bt.
A Aprosoja-MT acusa as empresa de “propaganda enganosa” a respeito dos efeitos positivos do Bt na lavoura. A tecnologia visa proporcionar resistência a pragas. Com base em cálculos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a entidade quer o ressarcimento dos custos adicionais em função da perda de eficiência do Bt.
Na resposta, o argumento da Monsanto é o de que cada tecnologia Bt proporciona níveis específicos de controle de diferentes pragas, definidos com base em “criteriosos estudos científicos desenvolvidos antes do seu lançamento comercial.”
“A preservação e a sustentabilidade das tecnologias Bt demandam o cumprimento das recomendações de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Manejo de Resistência de Insetos, que contempla o plantio das áreas de refúgio”, diz a empresa.
Fonte: Globo Rural.

