Cenário positivo para o cacau

Compartilhar

Aumento na demanda por chocolate de países emergentes eleva procura pela amêndoa.

 

“As perspectivas para mercado de cacau são positivas para este ano”. A afirmação é de José Marques Pereira, coordenador de pesquisa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). De acordo com ele, a demanda aquecida por chocolate está impulsionando os preços da amêndoa no mercado internacional. Nesta semana os preços do cacau atingiram o valor de US$ 3.100,00 por tonelada.

 

O crescimento do consumo de chocolate em mercados emergentes como a Índia, que deve crescer 14% este ano, e a China, que deve se elevar em 6,7% atrelado ao aquecimento acima de 5% ao ano da demanda brasileira ao longo dos últimos dez anos sinalizam um panorama positivo para o setor, que recentemente pediu uma mudança na legislação que define o percentual de cacau presente na composição do chocolate. No Brasil o percentual mínimo exigido por lei é de 26%, mas o setor quer elevação deste indicador para 35%, o que aproximaria a legislação brasileira à dos grandes países consumidores de chocolates.

 

O Brasil é hoje o terceiro maior consumidor de chocolates do mundo. E a demanda por produtos chocolates finos cresce a taxas de 10% ao ano no mercado interno. Apesar do aumento da safra brasileira, que deve somar 140 mil toneladas no período 2014/15 ( em comparação com os 132 mil da safra passada) os preços tendem a se manter em alta tanto no mercado interno como no cenário internacional devido as perspectivas de que a demanda mundial supere a oferta pelo segundo ano consecultivo. No período 2013/14 a demanda mundial por cacau se situou em 4,09 milhões de toneladas, 160 mil toneladas a mais que a oferta.

 

“Na Bahia ainda estamos lutando para conviver com a vassoura de bruxa, doença que dizimou as lavouras na década de 1980. O lançamento de produtos com alto teor de cacau tem estimulado o produtor a investir na qualidade de sua produção”, diz João Henrique Silva Almeida, chefe de serviço de planejamento do Centro de Expansão da Ceplac.

Anuncio congado imagem

 

Festival Acontece esta semana em Ilhéus o VI festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, evento que visa promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura do Brasil. Este ano o tema do festival, que conta mais de 70 expositores, é  “Uma viagem na história do cacau ao chocolate”.

 

Fonte: Globo Rural.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *