Categories: Agricultura

Lançamento do Índice Bioeconômico deve ocorrer em 2015

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) alterou a previsão da data do lançamento oficial do Índice Bioeconômico. A expectativa era agosto, porém, nos últimos meses, após incluir novos pesquisadores no processo de estudo da nova ferramenta de seleção, a associação deverá lançá-lo em 2015.

“Assim como toda nova tecnologia, ela precisa ser muito bem validada. Como envolvemos mais pesquisadores nesse processo, isso levará mais tempo para concluir os estudos. Por essa razão, acreditamos que o Índice deverá ser lançado em 2015. No entanto, ainda não sabemos se será no sumário de abril ou agosto, isso também dependerá do andamento da validação”, explica a gerente técnica da ANCP, Juliana Leite.

Publicidade

A futura tecnologia equivale ao MGT (Mérito Genético Total). A diferença é que o Índice Bioeconômico conta com ponderadores econômicos que permitem classificar os animais tendo como base a economia atual, isto é, os pesos são definidos de acordo com o mercado. “Assim como disse em palestra no seminário da ANCP, em abril, o MGT continuará existindo, apenas contará com ponderadores bioeconômicos”, enfatiza o professor e presidente da ANCP, Raysildo Lôbo.

O Índice Bioeconômico possui, por exemplo, a vantagem de gerar informações de valores em reais. Isso irá otimizar a produtividade e lucratividade dos pecuaristas, pois ao adquirir fêmeas e machos, além de ter ciência da qualidade genética do bovino, o comprador saberá quanto o animal irá contribuir geneticamente, em reais.

Luís Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP, destaca que, no último seminário da entidade, em abril, houve um painel com o objetivo de apenas inteirar os participantes sobre os primeiros estudos já realizados pela equipe da associação acerca da tecnologia. “Estamos em fase de estudos e avaliações para que a tecnologia venha para somar ao trabalho de seleção dos criadores”, destaca o pesquisador.

O professor Raysildo Lôbo afirma que em termos de pesquisa acadêmica, o Índice Bioeconômico tem mais de 10 anos, e na ANCP, possui dois. Países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros, já utilizam a ferramenta tanto para gado de leite como para corte.

Raysildo explica que assim como ocorre com as demais tecnologias criadas pela ANCP, com o novo Índice não será diferente. Ou seja, mesmo após a sua aplicação, as pesquisas em prol do aprimoramento da nova ferramenta serão contínuas junto aos associados. “O índice é um avanço tecnológico importante para a atividade pecuária e será mais um diferencial da ANCP”, conclui o presidente.

Fonte: Pontual Comunicação

Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores

Published by
Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores

Recent Posts

Cabra das rochosas revela os bastidores da vida no abismo

cabra das rochosas vive em ambientes extremos, desafiando a gravidade em penhascos e enfrentando predadores,…

8 horas ago

Gelo frazil: o fenômeno que faz lagos “cantarem” no frio extremo

gelo frazil é um tipo de formação de gelo que ocorre quando a água permanece…

8 horas ago

Origem das células eucarióticas ganha nova explicação científica

Origem das células eucarióticas deixou de ser apenas um enigma evolutivo. Novas análises genéticas mostram…

8 horas ago

Cometa interestelar 3I/ATLAS revela plano ousado de perseguição no espaço

cometa interestelar 3I/ATLAS é o terceiro visitante confirmado vindo de outro sistema estelar e já…

8 horas ago

Intoxicação por manga em bovinos pode gerar grandes prejuízos

intoxicação por manga em bovinos é um problema real na pecuária tropical e pode levar…

9 horas ago

Expansão da área plantada de grãos revela virada histórica

expansão da área plantada de grãos mostra como Brasil e Estados Unidos seguiram caminhos diferentes…

9 horas ago

This website uses cookies.