Lançamento do Índice Bioeconômico deve ocorrer em 2015

Compartilhar

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) alterou a previsão da data do lançamento oficial do Índice Bioeconômico. A expectativa era agosto, porém, nos últimos meses, após incluir novos pesquisadores no processo de estudo da nova ferramenta de seleção, a associação deverá lançá-lo em 2015.

“Assim como toda nova tecnologia, ela precisa ser muito bem validada. Como envolvemos mais pesquisadores nesse processo, isso levará mais tempo para concluir os estudos. Por essa razão, acreditamos que o Índice deverá ser lançado em 2015. No entanto, ainda não sabemos se será no sumário de abril ou agosto, isso também dependerá do andamento da validação”, explica a gerente técnica da ANCP, Juliana Leite.

A futura tecnologia equivale ao MGT (Mérito Genético Total). A diferença é que o Índice Bioeconômico conta com ponderadores econômicos que permitem classificar os animais tendo como base a economia atual, isto é, os pesos são definidos de acordo com o mercado. “Assim como disse em palestra no seminário da ANCP, em abril, o MGT continuará existindo, apenas contará com ponderadores bioeconômicos”, enfatiza o professor e presidente da ANCP, Raysildo Lôbo.

O Índice Bioeconômico possui, por exemplo, a vantagem de gerar informações de valores em reais. Isso irá otimizar a produtividade e lucratividade dos pecuaristas, pois ao adquirir fêmeas e machos, além de ter ciência da qualidade genética do bovino, o comprador saberá quanto o animal irá contribuir geneticamente, em reais.

Luís Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP, destaca que, no último seminário da entidade, em abril, houve um painel com o objetivo de apenas inteirar os participantes sobre os primeiros estudos já realizados pela equipe da associação acerca da tecnologia. “Estamos em fase de estudos e avaliações para que a tecnologia venha para somar ao trabalho de seleção dos criadores”, destaca o pesquisador.

Anuncio congado imagem

O professor Raysildo Lôbo afirma que em termos de pesquisa acadêmica, o Índice Bioeconômico tem mais de 10 anos, e na ANCP, possui dois. Países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros, já utilizam a ferramenta tanto para gado de leite como para corte.

Raysildo explica que assim como ocorre com as demais tecnologias criadas pela ANCP, com o novo Índice não será diferente. Ou seja, mesmo após a sua aplicação, as pesquisas em prol do aprimoramento da nova ferramenta serão contínuas junto aos associados. “O índice é um avanço tecnológico importante para a atividade pecuária e será mais um diferencial da ANCP”, conclui o presidente.

Fonte: Pontual Comunicação


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!