Curso contribui para gestão da propriedade rural
A administração da empresa rural passa por desafios anuais, dentre eles o controle de pragas e doenças tanto no rebanho quanto na lavoura, problemas climáticos, tecnológicos e logísticos. Para que produtores de Mato Grosso do Sul melhorem a gestão de suas propriedades por meio de decisões planejadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) oferece de 20 a 22 de março a capacitação ‘Administração da Empresa Rural’. O curso gratuito acontece em Cassilândia, em parceria com o Sindicato Rural do município.
Coordenar funções na tomada de decisões dentro da propriedade é o foco da capacitação. O instrutor do Senar/MS, Laurindo Petelinkar, enfatiza a necessidade de o produtor ter conhecimento não só do que planta e cria, mas do que acontece quando a produção sai da porteira da fazenda. “Destacamos a importância do conhecimento da cadeia produtiva do agronegócio ao produtor rural. Ele precisa saber o que acontece depois que a produção é comprada, transportada e para onde ela vai”.
Além de calcular os gastos correntes, o curso contribui para a análise de investimentos não esperados, como por exemplo, a compra de inseticidas no caso do aparecimento de pragas na lavoura. De acordo com o Petelinkar, o curso apresenta os elos da cadeia, como o crédito rural, logística, produtos, tecnologia dentro da propriedade e outros. “Através de uma linguagem voltada ao setor, o Senar/MS apresenta uma proposta de como administrar em todos os âmbitos. O produtor toma conhecimento de três funções: planejar, dirigir e controlar”, considera o instrutor.
Com duração de três dias, o curso ‘Administração da Empresa Rural’ capacitará 15 pessoas no município de Cassilândia. Entre 17 e 21 de março, 75 capacitações serão oferecidas pelo Senar/MS.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.

