?????????????????????????????????????????????????????????
O tempo quente e seco mantém um sinal de alerta para as lavouras de soja de ciclo mais tardio no país, com ameaça à produção em vários Estados, apesar dos relatos de boas produtividades nas lavouras precoces que já estão sendo colhidas, principalmente em Mato Grosso, disse nesta segunda-feira a AgRural.
“Se não houver queda nas temperaturas e melhora nos volumes e cobertura das chuvas até 15 de fevereiro, a estimativa de produção terá nova queda”, disse a consultoria, em nota. Em 20 de janeiro, a AgRural reduziu sua estimativa para a safra brasileira de soja em 2013/14 para 88,8 milhões de toneladas, contra 89,4 milhões em dezembro, devido a perdas de produtividade em algumas regiões de cultivo.
As altas temperaturas e a falta de umidade continuam preocupando os produtores da metade norte do Rio Grande do Sul, onde as chuvas que caem no sul do Estado e na Argentina e no Uruguai não têm conseguido chegar por causa de um bloqueio atmosférico, disse a consultoria. Em compensação, a Somar Meteorologia prevê que este bloqueio deve se encerrar a partir da próxima semana.
“A partir do dia 15… as chuvas voltam a ser mais organizadas sobre o Sul e Mato Grosso do Sul, por conta de uma nova frente fria”, disse a Somar em seu relatório diário nesta segunda. No Paraná, segundo maior Estado produtor de soja, os agricultores com lavouras em formação e enchimento de grãos “estão preocupados”, disse a AgRural.
No sudoeste paranaense, por exemplo, a colheita atinge apenas 5 por cento da área plantada e a soja em frutificação precisa de chuva, segundo a consultoria. Em Mato Grosso do Sul o tempo quente e seco prejudica todo o Estado e, em Goiás, a soja que ainda está em enchimento de grãos está sofrendo com estiagem de 20 dias em muitas áreas, afirmou a AgRural.
Mato Grosso –maior Estado produtor– não sofreu tanta influência do bloqueio atmosférico e, com tempo favorável, tem registrado avanços na colheita e boas médias de produtividade.
Fonte: Reuters(Por Gustavo Bonato).
Descubra por que a ora-pro-nóbis é chamada de carne verde e conheça 5 benefícios que…
Confira a cotação atualizada do preço da soja saca de 60 kg em 32 cidades…
Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe os valores da…
O Preço do Boi China dispara em fevereiro de 2026. Veja a tabela completa com…
O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
O preço da novilha gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
This website uses cookies.