Como salvar o manjericão do ataque de praga cochonilhas
Limpeza e poda da planta podem solucionar e problema.
O pé de manjericão está sob ataque severo de cochonilhas, pequenos insetos que possuem carapaça com aspecto de escama de cor marrom. Pertencem ao grupo dos hemípteros, juntamente com as cigarras, moscas-brancas e pulgões, e fazem parte da família Coccidae. Aderem firmemente às folhas e ramos para sugar a seiva das plantas, e excretam um líquido açucarado, criando um substrato ideal para o crescimento de fungos, que formam uma camada preta chamada de fumagina.
Atraídas pela secreção doce, as formigas negras protegem as cochonilhas da ação de seus inimigos naturais, como as joaninhas e vespas. Plantas com excesso de nutrientes fornecidos pela adubação, principalmente nitrogênio, favorecem o desenvolvimento da praga e sua proliferação.
Em casos de grande presença de cochonilhas, deve-se podar e destruir as partes atacadas, ou limpar as folhas e ramos com uma escova ou esponja. Em seguida, aplique na planta uma emulsão de sabão de coco ou detergente neutro e, então, pulverize com solução de óleo mineral a 1% nas horas mais frescas do dia.
Como alternativa, use óleo de nim com sabão de coco diluídos em água. Repita o procedimento a cada três dias até o controle total.
FONTE: REVISTA GLOBO RURAL. POR: JOÃO MATHIAS.

