Saiba o ponto certo para colher e extrair a polpa do açaí.
O agrônomo Urano de carvalho, da Embrapa Amazônia Oriental, ensina que o açaí tem seu melhor sabor e aroma quando está totalmente preto e com camada esbranquiçada. Isso acontece na safra da fruta, que vai de agosto a novembro.
Já a extração da polpa deve passar por várias etapas, que vão da limpeza e desinfecção dos frutos (processos que matam micro-organismos e o protozoário da doença de chagas, que podem estar nos cachos de açaí), até o uso de maquinário de tirar a fina polpa dos caroços. Há tecnologia em versões menores, ideais para usar em casa.
O açaí deve ser batido em até um dia depois de colhido para não perder suas características. Açaizeiros começam a dar frutos a partir de quatro anos, em ambiente quente e úmido. A região do Pará se destaca na produção por reunir essas características.
Fonte: Revista Globo Rural.
Descubra como a comunicação mitocondrial e o alinhamento das cristas revelam a vida social das…
O Brasil registra o melhor mês da história na exportação de gado vivo com ágio…
O relincho do cavalo esconde um mecanismo raro na biologia. Cientistas revelam como equinos emitem…
Com margem para crescer 50 milhões de hectares, agricultura irrigada é aposta para o futuro…
O preço da novilha gorda apresenta viés de alta em praças estratégicas como SP e…
O Preço da Vaca Gorda apresenta forte tendência de alta. Barretos e Araçatuba lideram com…
This website uses cookies.