Mitos e verdades sobre carros flex

Compartilhar

Os carros com motor flex são produzidos há mais de dez anos pela indústria nacional. Com o passar dos anos, diversos mitos acerca do funcionamento e cuidados com o motor surgiram. A Ituran reuniu uma lista de mitos e verdades sobre o motor flex para ajudar os proprietários a cuidar melhor de seus carros, confira:

Mitos

O primeiro abastecimento deve ser com gasolina. Algumas vezes até o vendedor de carro diz isso. O carro pode rodar com álcool ou gasolina desde 0km. Os veículos flex são equipados com mais sensores e sistema de injeção e ignição, que se adaptam a cada tipo de combustível. Diferente dos monocombustível, não existe certo ou errado em relação a combustível para os motores flex.

Motores flex duram menos/mais. Os motores flex, independente de qual combustível for usado, são projetados para ter a mesma durabilidade de um motor monocombustível.

O motor vicia quando colocamos só um tipo de combustível. Os motores flex são fabricados para funcionar como qualquer combustível (etanol ou gasolina). Além disso, é possível misturar os dois em qualquer proporção e mudar de combustível a qualquer momento.

Anuncio congado imagem

Os tanques de combustível são separados. O tanque é o mesmo para ambos os combustíveis. Entretanto, a maioria dos veículos flex possui um segundo pequeno tanque com gasolina, que serve para a partida a frio.

Motor flex é mais econômico. Na verdade eles são menos econômicos, pois como são projetados para dois combustíveis, e não um específico, gastam mais combustível em relação aos monocombustíveis.

Os motores flex exigem cuidados especiais. A manutenção deste tipo de motor é a mesma de um monocombustível: revisão no prazo.

Motor flex não funciona bem no frio. Se você estiver usando álcool, pode ser que a partida seja um pouco mais difícil, isso por causa da volatilidade do combustível. Por isso existe o tanque auxiliar de gasolina para partida e, em alguns modelos mais novos, um sistema que pré-aquece o álcool, dispensando o tanque auxiliar.

É preciso fazer rodízio de combustíveis. O motor roda com qualquer proporção de gasolina e etanol, não é preciso fazer rodízio entre eles.

Verdades

O etanol deixa o carro mais forte e a gasolina rende mais. O etanol tem maior potência. E a gasolina costuma ter uma média de 30% menos consumo quando comparada ao etanol.

O desempenho do motor flex é menor. O motor flex usa uma taxa intermediária para se adequar tanto à gasolina quanto ao álcool. Novamente, por não ser específico, ele não pode adotar uma taxa ideal, comprometendo resultados em potência, consumo e autonomia.

Posso misturar os combustíveis. O motorista tem total liberdade de escolher qual combustível deseja, independente do que estiver no tanque.

Diferente dos motores monocombustíveis, que os flex dão a opção do motorista escolher quando é melhor ele colocar determinado combustível, analisando preço e rendimento. Para saber qual combustível é mais vantajoso em preço/rendimento:

1 – Divida o preço do álcool pelo preço da gasolina num mesmo posto;

2 – Multiplique o resultado por 100;

3 – Se o resultado for menor que 70, o álcool é mais vantajoso.

Fonte: Blog / ituran.com.br


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *