Camaleão tem saliva mais pegajosa que a humana
Camaleão tem saliva 400 vezes mais pegajosa que a humana.
A língua do camaleão é suficientemente poderosa para garantir que o animal “agarre” insetos de até 30% o seu próprio peso.
Cientistas descobriram que a saliva do camaleão é 400 vezes mais pegajosa que a humana, o que lhe confere a habilidade de “segurar” o alimento na língua antes de devorá-lo. De acordo com estudo publicado nesta semana pela revista especializada Nature Physics, da editora Nature, o campeão do disfarce, da observação e da projeção da língua, ainda conta com a saliva pegajosa como recurso para caça.
O camaleão é um predador considerado “oportunista”, pois não corre atrás dos insetos como outros lagartos – ele se esconde, e espera. Disfarçado de pedra ou de galho, observa ao seu redor sem se mover graças a seus olhos independentes: um olho pode espiar a presa que está à frente, enquanto o outro vigia a que está atrás. Quando uma mosca, mariposa ou aranha é detectada ao seu alcance, o camaleão projeta sua língua a uma distância que pode alcançar até duas vezes o comprimento de seu corpo. Tudo com uma fenomenal velocidade.
Graças à língua versátil e a forma de lançá-la, o animal atordoa a presa. Mas como o camaleão era capaz de segurar a presa na língua e trazê-la à boca ainda era um questionamento profundo entre os especialistas. Segundo alguns pesquisadores, a capacidade de “grudar” se dava por aspiração, enquanto para outros esse era um mecanismo vinculado às rugosidades da superfície da língua, funcionando como um velcro, ou da presença de uma ventosa muscular na ponta da língua.
Aspirador, velcro ou ventosa? – Para responder à pergunta que “tirava o sono” de biólogos por anos (e que não contava com nenhum tipo de pesquisa), Pascal Damman, da Universidade de Mons na Bélgica, e seus colaboradores resolveram estudar o fluido retirado da ponta da língua de um camaleão. Para solucionar o enigma, os especialistas colocaram a saliva pegajosa na parte inferior de uma superfície inclinada; ao rolar uma pequena esfera na superfície, os pesquisadores identificaram que a saliva foi capaz de interromper a rolagem da esfera, superando a aceleração.
O resultado foi conclusivo: de forma simples, a aderência viscosa da saliva do camaleão é capaz de superar a gravidade. Assim, a língua é suficientemente poderosa para garantir que o camaleão a “grude” em insetos de até 30% o seu próprio peso. “Tivemos a surpresa de constatar que a viscosidade deste fluido é muito próxima a do muco utilizado pelos caracóis para deslocarem-se”, explicou Pascal Damman.
Os pesquisadores descobriram ainda que, quanto mais forte e rápido o animal projeta sua língua, maior a sua adesão. Quando a presa chegar à boca, as forças que ajudaram a provocar sua aderência deixam de ser exercidas, permitindo ao camaleão deglutir os insetos sem morder a língua. De acordo com Damman, o estudo pode abrir novas perspectivas biológicas para estudar outros animais com características similares, como os sapos ou salamandras.
Fonte: Veja Online com AFP.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











