Conheça o primeiro mapa completo do relevo de Mercúrio - Agron Agronégocios Online

Conheça o primeiro mapa completo do relevo de Mercúrio

Compartilhar

A Nasa divulgou um mapa inédito com todas as regiões altas e baixas da superfície do menor planeta do nosso Sistema Solar.

A Nasa revelou nesta semana o primeiro mapa completo do relevo de Mercúrio, que mostra detalhes inéditos do solo do planeta. Por estar muito próximo do Sol, Mercúrio é um planeta difícil de ser observado da Terra – é o único que não pode ser visto pelo telescópio Hubble. Os novos dados devem auxiliar os cientistas na caracterização da história geológica do planeta.

Os dados vieram da missão MESSENGER, finalizada em 2015, que forneceu mais de 300.000 imagens da superfície de Mercúrio. As informações do programa foram usadas para completar o mapa topográfico do planeta – antes, só se conhecia seu hemisfério Norte; agora, a parte Sul também foi mapeada.

Altos e baixos – A agência espacial americana produziu ainda uma animação com as imagens fornecidas por MESSENGER. Nela, é possível observar a região mais alta de Mercúrio, no hemisfério Sul, 4,48 quilômetros acima da elevação média. A parte mais baixa é a chamada Bacia de Rachmaninoff, 5,38 quilômetros abaixo da média de Mercúrio. A área é uma espécie de cratera de impacto, suspeita de hospedar um dos mais recentes depósitos vulcânicos do planeta.

A medição de relevo é feita pelo Altímetro de Laser Mercúrio (MLA, na sigla em inglês), um aparelho que envia um raio laser até o planeta e volta para a sonda; ao medir o tempo que o raio demora a fazer esse percurso, calcula-se a altitude e as variações do relevo.


Fonte: Veja Online.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!