Monsanto critica sistema regulatório dos EUA
O CEO da Monsanto, Hugh Grant, evitou críticas ao sistema regulatório dos Estados Unidos menos de uma semana depois que a previsão de lançamento de um produto da empresa foi adiada por uma decisão do Departamento de Agricultura do país (USDA). Grant destacou que ‘não está muito preocupado’ com o anúncio do USDA de que irá elaborar uma avaliação ambiental mais completa das mais recentes sementes de algodão e de soja da empresa, que são geneticamente modificadas para resistir ao herbicida dicamba.
‘Há muito ruído de que o sistema está danificado’, disse Grant na sede da empresa. ‘A realidade é que os EUA tiveram ao longo da última década e meia um sistema funcional.’
A decisão do USDA sobre os produtos da Monsanto, juntamente com uma decisão separada de rever sementes de milho e soja transgênicas da Dow Chemical, pode atrasar a comercialização dos produtos de ambas as empresas em pelo menos um ano. A Dow Chemical esperava inicialmente vender sua nova semente de milho, concebida para suportar o herbicida 2,4-D, ainda na primavera de 2013 (do Hemisfério Norte).
Grant afirmou que, no caso da Monsanto, o atraso deve dar à empresa tempo extra para realizar testes em propriedades agrícolas e para combinar o traço geneticamente modificados com as sementes convencionais adequadas. Tanto a Monsanto quanto a Dow Chemical disseram que as sementes não estarão disponíveis para a temporada de plantio dos EUA de 2014.
Ao colocar freios sobre as novas sementes, o USDA disse que precisava realizar estudos mais detalhados antes de aprovar as sementes, porque elas ‘podem afetar significativamente a qualidade do ambiente humano’.
Fonte: Dow Jones.

