Categories: Curiosidades

Chineses são detidos por vender suínos doentes

Três criadores chineses foram detidos por vender carne suína de animais que morreram em consequência de doenças, informou nesta segunda-feira, 06, o jornal estatal Global Times.

Os criadores foram contratados para descartar animais mortos de uma propriedade na província de Fujian, no sul do país, mas em vez disso venderam a carne para consumidores, disse o jornal, acrescentando que foram vendidas mais de 40 toneladas, avaliadas em cerca de 3 milhões de yuans (US$ 490 mil).

Publicidade

Investigadores encontraram um vírus relacionado ao da herpes e outro que causa a doença da ‘orelha azul’, que provavelmente matou os animais. ‘Ambos os vírus são altamente contagiosos e fatais para os porcos’, informou o jornal, sem especificar quantos animais foram infectados.

Um motorista de caminhão e um guarda contratados pelos três criadores também serão indiciados, de acordo com um comunicado do Ministério de Segurança Pública. Três açougueiros que processaram a carne continuam foragidos, segundo o jornal.

A segurança alimentar se tornou um assunto sério na China após uma série de escândalos. Em março, milhares de porcos mortos foram descobertos em um rio em Xangai. Um dos piores escândalos alimentares do país ocorreu em 2008, quando a substância melamina, utilizada na fabricação de plásticos, foi adicionada ilegalmente a produtos lácteos, matando pelo menos seis bebês e deixando mais de 300 mil pessoas doentes.

 

Fonte: Dow Jones.

Janielly Santos

Published by
Janielly Santos

Recent Posts

Vaca Gorda despenca: Veja onde o preço caiu hoje (30/04)

Confira os preços atualizados da arroba da vaca gorda em todo o Brasil neste dia…

1 hora ago

Onde o preço do boi gordo ainda resiste à queda?

Confira o preço do boi gordo para hoje, 30/04/2026. Veja a tabela completa das cotações…

2 horas ago

Boi China a R$ 363,00: Veja os preços nesta quinta-feira

Confira os preços da arroba do Boi China a prazo em 30/04/2026. Veja a tabela…

3 horas ago

Carne bovina dispara 55% na Argentina e população recorre a burro e lhama como alternativa alimentar

Com aumento de 55% no preço da carne bovina, consumidores argentinos passam a substituir proteína…

4 horas ago

Contra-filé assume o lugar da picanha no churrasco — o detalhe na gordura muda o sabor, altera a suculência e transforma o resultado na grelha sem volta

O som da gordura tocando a grelha parece familiar, quase reconfortante, enquanto o cheiro invade…

4 horas ago

This website uses cookies.