Papagaios-charão buscam alimentos nas serras de SC

Compartilhar

Fenômeno vem sendo estudado há mais de 20 anos por pesquisadores. Espécie é uma das aves mais ameaçadas de extinção da América do Sul.

 

O papagaio-charão ou amazona pretrei, que mede cerca de 30 centímetros, é um dos menores papagaios brasileiros. A ave, nativa do Rio do Grande do Sul migra em bando para a região serrana de Santa Catarina entre os meses de março e agosto em busca de alimento e pinhão no alto das araucárias.

Nos outros meses, o papagaio-charão volta ao estado vizinho para se reproduzir. O fenômeno vem sendo estudado há mais de 20 anos por um grupo de pesquisadores da universidade gaúcha de Passo Fundo.

Preocupados com a redução do bando, os pesquisadores passaram a tentar identificar a nova rota de voo do papagaio-charão e se surpreenderam com a mudança do ambiente.

A propriedade do biólogo Ari Raddatz, em Urupema, na serra catarinense, é um dos pontos onde o bando, com até 10 mil pássaros, passa diariamente pela manhã e no final da tarde.

Anuncio congado imagem

A presença e os hábitos do papagaio-charão do lugar também despertam o interesse de observadores de pássaros de todo o país.

Além do abate e da venda ilegal que ameaçam a espécie, a preocupação dos pesquisadores é com relação à preservação do ambiente.

O papagaio-charão é considerado uma das aves mais ameaçadas de extinção da América do Sul, principalmente por causa da venda dos filhotes retirados dos ninhos.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!