As 20 melhores cervejas do mundo
Cientistas de Stanford criaram fórmula a partir das avaliações de consumidores publicadas no ‘RateBeer’, maior site de críticas desse segmento no mundo.
Dois cientistas de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostraram que são mestres não somente nas matérias acadêmicas, mas também em paladar para bebidas. Julian McAuley e Jure Leskovec lançaram no começo deste ano um estudo comprovando que o paladar do ser humano muda conforme se amplia a diversidade dos alimentos que ingere — e isso se estende à cerveja.
O site Business Insider, então, convidou McAuley e Leskovec para elaborar uma lista com as melhores cervejas do mundo, segundo a métrica que ambos desenvolveram para avaliar o paladar. Para isso, eles utilizaram as avaliações de consumidores publicadas no RateBeer, o maior site de críticas desse segmento no mundo, formado por experts e amantes da bebida. Nele, diversas pessoas deram notas para as cervejas nas categorias sabor, paladar, aroma, aparência e conjunto. Os pesquisadores utilizaram as fórmulas de sua pesquisa para criar uma lista contendo as melhores.
Entre as selecionadas, oito são do tipo Stout (dentro da categoria Ale – cuja fermentação acontece no fundo do barril), um tipo de cerveja bem escura e com sabor mais forte do que as comuns e “loiras” Pilsen (dentro da categoria Lager – cuja fermentação acontece no topo do barril). Os pesquisadores apontaram que, entre os apreciadores de cerveja, é comum a preferência pelo paladar mais forte, que despertam mais os sentidos. Mesmo as doze restantes ainda são Ale, não havendo na lista nenhuma Lager. Assim, constata-se que as cervejas consideradas “leves” não são as favoritas dos consumidores.
A lista evidencia ainda que cinco cervejarias produzem mais de uma entre as melhores cervejas. É o caso das americanas Three Floyds Brewing e Hair Of The Dog, e da belga Westvleteren, que aparecem no ranking com dois produtos. Bell e Russian River, também dos Estados Unidos, aparecem com três bebidas na lista.
As 20 melhores cervejas do mundo
1º 12 – Westvleteren
A 12 da Westvleteren ocupa o primeiro lugar no ranking. Em uma escala até 5, a cerveja recebeu nota 4,499. Fabricada por monges da Bélgica, a bebida é vendida semanalmente nas portas do mosteiro. O inusitado é que a garrafa da 12 não tem rótulo, apenas uma tampa amarela simples. Dentre os ingredientes, são utilizados somente fermento, lúpulo, malte, caramelo, açúcar e água.
2º Dark Lord Russian Imperial Stout – Three Floyds Brewing
Uma das linhas mais famosas da marca Three Floyds Brewing é a russa Dark Lord Imperial Stout, composta por café, melaço de cana e mel. Com nota 4,279, a cerveja só é comercializada no “Dark Lord Day” — todos os últimos sábados de abril. São fabricadas somente 6 mil garrafas e os consumidores que desejam obter uma delas precisam comprá-la na pré-venda para evitar problemas.
3º Speedway Stout – AleSmith
Preparada em San Diego, Califórnia, na fábrica da AleSmith, a Speedway Stout recebeu a nota 4,372 e conta com 12% de álcool em sua composição. É uma cerveja encorpada, forte, composta por leves doses de café e cevada torrada.
4º Expedition Stout – Bell
A cerveja da linha Stout da Bell é produzida em Kalamazoo, Michigan, e obteve nota 4,34 dos especialistas. Possui uma espuma encorpada, com fortes notas de malte e café torrado.
5º Dreadnaught Imperial IPA – Three Floyds Brewing
A Three Floyds Brewing entra novamente no ranking de melhores cervejas com a linha Dreadnaught. Com nota 4,3, a bebida é definitivamente uma Ale de sabor complexo, que inclui notas de manga e aroma de pêra, responsáveis por dar um caráter mais leve e adocicado à cerveja.
6º KBS (Kentucky Breakfast Stout) – Founders Brewing Co.
Essa Stout é fabricada em Grand Rapids, Michigan, e recebeu a nota 4,29 dos experts em cerveja. É preparada com café e chocolate, que dão a ela um sabor rico e uma coloração escura — pois é envelhecida em barris de carvalho.
7º Pliny The Elder – Russian River
A Double India Pale Ale é fabricada pela Russian River Brewing Co., classificada com a nota 4,289 na pesquisa. Sua composição é um blend cítrico que conta com lúpulos frescos. A bebida já se tornou uma das lendas do segmento nos Estados Unidos por seu sabor equilibrado e final seco.
8º Temptation – Russian River
A cerveja é uma legítima Sour Ale, também fabricada pela Russian River, e cotada com uma nota 4,284. A linha Temptation é fabricada em Santa Rosa, Califórnia, e passa de nove a quinze meses envelhecendo em barris de Chardonnay para chegar à fermentação ideal.
9º Bourbon County Stout – Goose Island
Com nota 4,283, o nono lugar é ocupado pela Bourbon County Stout. Produzida em Chicago, na fábrica Goose Island, essa cerveja passa dois anos em barris de bourbon envelhecendo e possui grau alcoólico de 13%. No sabor, notas intensas de chocolate dão um toque especial à bebida.
10º Adam – Hair Of The Dog
A fábrica Hair Of The Dog, localizada em Portland, Oregon, é responsável por produzir a tradicional Adam, que recebeu a nota 4,277. A bebida é a recriação de um estilo histórico de cerveja oriundo de Dortmund, Alemanha.
11º Supplication – Russian River
Mais uma vez a Russian River integra a lista. Dessa vez, com Supplication, uma Sour Ale classificada com nota 4,275. É envelhecida em barris de Pinot Noir com cerejas por doze meses, processo que confere um sabor delicioso e complexo a essa cerveja.
12º Extra 8 – Westvleteren
A Extra 8 é vendida em uma garrafa escura, sem rótulo e com tampa azul. Essa Strong Ale é fabricada em Westvleteren por monges belgas e é vendida apenas nas portas dos mosteiros.
13º Darkness – Surly
Mais uma Stout russa, a Surly recebeu a nota 4,254 e contém 9,8% de álcool. Produzida em Minnesota, a cerveja escura e com notas de chocolate só é fabricada no mês de outubro.
14º The Abyss – Deschutes Brewery
Com nota 4,243, a The Abyss é produzida em Bend, Oregon. Outra escura Stout, essa cerveja tem notas de melaço de cana e licor, além de já ter levado vários prêmios como uma das melhores cervejas dos Estados Unidos.
15º Fred From The Wood – Hair Of The Dog
A Fred From The Wood é fabricada pela americana A Hair Of The Dog , classificada com nota 4,241, essa cerveja passa seis meses envelhecendo em barris de carvalho americano e conta com notas amadeiradas e tabaco no sabor.
16º Samichlaus – Hürlimann
Produzida em Zurique, Suíça, essa bebida teve nota 4,239 no ranking. A Samichlaus é uma das cervejas mais alcoólicas do mundo, tendo 14% de graduação. É produzida somente uma vez ao ano, no dia 06 de dezembro, num castelo, e permanece envelhecida por dez meses antes de ser engarrafada.
17º Schaerbeekse Kriek – 3 Fonteinen
Essa tradicional cerveja é fermentada com ginjas (cerejas ácidas) e obteve nota 4,236 no ranking. Possui em sua composição malte, trigo, lúpulos, água e as raras cerejas de Schaerbeek. Tem coloração avermelhada e um leve toque ácido e tons frutados.
18º Hopslam Ale – Bell
Mais uma vez no ranking, a Bell ocupa o 18º lugar com a Hopslam Ale, produzida em Kalamazoo, que obteve nota 4,229. Possui seis tipos de lúpulo em sua composição, que acabam conferindo notas florais e frutadas à bebida.
19º Batch 7000 Ale – Bell
Fabricada pela americana Bell, a Batch 7000 Ale é uma Stout produzida em Kalamazoo que foi classificada com nota 4,226. Com coloração escura, possui notas de baunilha e caramelo no sabor.
20º Imperial Russian Stout – Stone
Fabricada em Escondido, Califórnia, a Imperial Russian Stout obteve nota 4,215 no ranking. Essa cerveja é consistente e se detaca pelo aroma complexo de groselha, café e anis.
Fonte: Veja online.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











