Doce do caule da jaracatiá faz sucesso em SP
Doce feito do tronco da árvore é reconhecido como patrimônio da culinária. Iguaria é muito popular no município de Santo Antônio da Alegria.
Foi no meio dos cafezais de Santo Antônio da Alegria, nordeste de São Paulo, entre os morros característicos da comunidade do Pinheirinho que surgiu a tradição. Há 80 anos, o jaracatiá chamou a atenção do avô de Adauto de Assis.
Não demorou muito para o doce virar parte do cardápio das festas de Folia de Reis. A receita e o jeito de fazer, passaram de pai para filho.
Adauto faz questão de manter o costume de família e com a ajuda da tecnologia, segue os mesmos passos do avô. Depois de escolher e cortar a árvore, ele vai para o sítio e tira toda a casca do jaracatiá. O caule é ralado e, à moda antiga, vai para o tacho de bronze com um pouco de água. O fogão a lenha dá o ponto certo. Depois de duas horas de fervura o açúcar é colocado e não pode parar de mexer.
A textura é parecida com a cidra, mas o gosto lembra o coco. Um sabor característico, que está na memória coletiva, no hábito, na identidade dos moradores, elementos que levaram a Comissão Paulista de Folclore a reconhecer o doce como patrimônio imaterial da culinária do estado de São Paulo.
O título deu repercussão e Adauto agora quer ampliar o cardápio. Já criou um licor de jaracatiá, misturou com doce de leite, de abóbora, produziu geleia e também fez doce da fruta da árvore.
Ao longo dos anos o agricultor, com ajuda da comunidade, replantou as árvores cortadas nas propriedades da região, mas como a procura pelo doce aumentou, hoje ele mantém um viveiro com 800 mudas. Esta é uma forma de garantir que a matéria-prima não desapareça e a tradição continue nas gerações futuras, já que é preciso esperar de cinco a seis anos após o plantio, para que o caule do jaracatiá esteja no ponto ideal para fazer o doce.
Cada potinho de 600 gramas é comercializado por R$ 8.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!