Em Sorriso, 2017 começa com boas perspectivas

Compartilhar

O Meio Norte do Mato Grosso, uma das regiões agrícolas mais importantes do país – com produção de soja estimada em 3 milhões de toneladas -, espera uma boa colheita na safra 2016/17.

Após ano de grandes frustrações em decorrência do clima, os produtores encerram 2016 na expectativa de recuperar as perdas da safra passada.

Segundo o presidente do sindicato rural de Sorriso (MT), Luimar Gemi, “esperamos, em janeiro, voltar ao patamar histórico de produtividade, desconsiderando a anormalidade do ultimo ano”, diz.

A projeção é de que a região retome a produtividade média da soja em 55 sacas por hectares. E, após o clima favorável durante o desenvolvimento das plantas, a expectativa agora é de como se comportarão as chuvas na época da colheita.

Os produtores também esperam que a retirada da soja do campo dentro das condições adequadas permita a semeadura do milho safrinha dentro da janela ideal de plantio, alcançando boa produtividade também na safrinha.

Ao que tudo indica, a safra 2016/17, deve retomar os ganhos dos produtores em todo o Estado. Porém, Gemi destaca que outros fatores ainda limitam o desenvolvimento da produção no Meio Norte do MT, como a logística.

“Priorizar a logística nos daria resultados imediados, já que a falta de infraestrutura impacta diretamente no nosso produto”, declara Gemi.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *