A decisão que pôs a morte no caminho da Chapecoense
Clube chegou a orçar voo com a Gol – e pagaria quase o mesmo para viajar em um Boeing. Na tragédia, uma questão ainda sem resposta: por que a Lamia?
Por um valor que seria quase o mesmo que foi pago à desconhecida Lamia, dona do avião que caiu na madrugada desta segunda-feira nas proximidades de Medellín, a Chapecoense esteve diante da possibilidade de contratar um avião maior e mais seguro para a viagem que acabou em tragédia.
VEJA apurou que a diretoria do clube catarinense chegou a fazer um orçamento para fretar um avião da companhia brasileira Gol – e recebeu uma oferta que não ficava muito distante dos 130 000 dólares negociados com a boliviana Lamia.
Não está clara, até o momento, a razão pela qual os dirigentes optaram pela empresa da Bolívia. Sabe-se que os serviços da companhia, cujo proprietário pilotava o avião acidentado, eram frequentemente indicados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aos clubes que participam das competições organizadas pela entidade.
Além da Gol, a Chapecoense orçou a viagem com uma companhia argentina. As alternativas poderiam ter feito a diferença. Se os dirigentes tivessem optado pela Gol, por exemplo, o voo provavelmente seria feito por um Boeing 737 – uma aeronave indiscutivelmente mais segura e com autonomia de voo muito maior que a do Avro RJ-85 operado pela Lamia.
Com uma aeronave de maior porte, a delegação da Chapecoense poderia ter feito um voo direto do Brasil até Medellín.
A opção pela Lamia acabou obrigando o clube a improvisar uma logística complicada para a viagem. Por causa de normas internacionais seguidas pela Anac, a autoridade de voo brasileira, uma empresa boliviana não poderia voar do Brasil para Colômbia – o voo, pelas regras, tinha que ser feito por uma companhia do país de origem ou do país de destino. Para se ajustar às normas, a delegação teve de seguir em um voo comercial para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para só lá embarcar no avião fretado da Lamia rumo a Medellín, na viagem que nunca acabou.
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, confirmou que a diretoria do clube cotou o fretamento com outras companhias aéreas. “Depois do acidente, o presidente do conselho da Chapecoense me disse que o clube tinha cotado (o fretamento) com uma companhia argentina e com a companhia brasileira, mas acho que tudo isso é pequeno diante do que aconteceu”, afirmou. O prefeito, que faria a viagem junto com a equipe mas de última hora resolveu mudar os planos, disse desconhecer por que o clube optou pela empresa boliviana. Procurada, a Gol respondeu que “não se pronuncia sobre propostas comerciais”.
Fonte: Veja Online. Por: Rodrigo Rangel.
Áudio mostra desespero do piloto da Chapecoense: ‘Falha total’.
Gravações obtidas por rádio colombiana reforçam hipótese de que aeronave tenha sofrido uma pane seca.
A rádio colombiana Caracol divulgou nesta quarta-feira o áudio da última conversa do piloto da aeronave que transportava a equipe da Chapecoense e a torre de controle do aeroporto de Rionegro, perto de Medellín. Em uma conversa dramática com a controladora apontada pela rádio como Janeth Molina, o comandante da empresa LaMia, Miguel Quiroga, relatou falta de combustível e pane elétrica do avião.
Nas gravações divulgadas, o piloto afirma em determinado momento: “Solicitamos prioridade para proceder para a pista, solicitamos prioridade para proceder ao localizador. Temos problemas de combustível (…), agora falha total elétrica (…), ajuda, vetores [rota mais rápida] para proceder à pista”. Ao ser informado que havia outra aeronave se preparando para pousar, ele replica: “Emergência de combustível. Preciso descer imediatamente. Já estamos realizando a descida. Falha elétrica total. Sem combustível”.
Áudio 1
Lamia: Lima Mike India 2933, solicitamos prioridade para aproximação porque estamos passando um problema com combustível.
Torre: Lima Mike India 2933, entendo, você solicita prioridade para aterrissar igualmente por problema com combustível, coreto?
Lamia: Afirmativo.
Torre: Ok. Vamos lhe dar vetores para proceder ao localizador e efetuar a aproximação. Dentro de aproximadamente sete minutos iniciaremos a aproximação.
Áudio 2
Torre: Lima Mike India 2933, informe seu rumo.
Lamia: Um… 1-7-9 em aproximação.
Torre: Mantenha seu rumo atual e espere para iniciar… para continuar sua descida.
Lamia: Mantendo o rumo para descida.
Áudio 3
Nesse trecho, a controladora fala com dois outros pilotos, dos voos LAN Colombia 3020 Bogotá-Medellín e o Avianca 9656 Bogotá-Medellín
Lamia: Lima Mike India 2933 solicita vetores para aproximação, senhorita.
Torre: Atento, tenho uma aeronave abaixo de vocês efetuando a aproximação e também estão fazendo a revisão da pista. Quanto tempo você pode permanecer em aproximação, Lima Mike India?
Lamia: Estou em emergência de combustível, senhorita. Por isso lhe peço de uma vez o curso final.
Torre: Avianca 9356, inicie a aproximação agora.
Avianca 9356: Iniciando a aproximação a gora.
Lamia: Solicito descida imediata, Lima Mike India 2933.
Torre: Lan Colombia 3020, cancelada a autorização para aproximação. Vire à esquerda com rumo 0-1-0 agora.
Lan Colombia 3020: Para a esquerda, rumo 0-1-0 e que nível mantemos?
Torre: Mantenha a uns 3 mil pés.
Torre: Lima Mike India 2933, pode efetuar curva pela direita para iniciar a descida, tem trânsito a 1 milha abaixo de vocês.
Lamia: Trânsito à vista… Solicito que nos incorpore de uma vez ao localizador.
Torre: Capitão, você tem 2-1-0, necessito baixar o nível e que você vire à direita para iniciar a descida.
Lamia: Negativo, senhorita, estamos iniciado a descida.
Áudio 4
Lamia: Senhorita, Lima Mike India 2933 está em falha total, elétrica total e combustível.
Torre: Pista livre e operável. Chuva. Lima Mike India 2933, bombeiros de avisados.
Lamia: Vetores, vetores, senhorita? Vetores para a pista?
Torre: Sem sinal no radar. Não lhe vejo. Notifique seu rumo, agora.
Lamia: Estamos com rumo 3-6-0, 3-6-0.
Torre: Vire à esquerda 0-1-0, procederia ao localizador da pista do Rio Negro, 1 milha à frente. No momento você se encontra… Correto, lhe confirmo, pela esquerda com rumo 3-5-0.
Lamia: Pela esquerda 3-5-0, senhorita?
Torre: Sim. Correto. Você está a 0,1 milha da cabeceira da pista do Rio Negro.
Torre: Não vejo sua altitude, Lima Mike India.
Lamia: 9 mil pés, senhorita. Vetores, Vetores?
Torre: Você está a 8.2 milhas da pista.
Lamia: Jesus!
Torre: Que altitude tem agora?
(Sem resposta)
Torre: Lima Mike India 2933, posição?
(Sem resposta)
Fonte: Veja Online.