Safra de milho no MT pode sofrer com falta e chuvas

Compartilhar

Segunda safra de milho no norte do Mato Grosso pode sofrer com falta de chuvas, alerta Inmet.

Ganho de força do El Niño também poderá acarretar em inverno mais úmido, aumentando o risco de doenças para lavouras de trigo e cevada na região Sul.

A segunda safra de milho na região norte do Mato Grosso pode ser castigada com a antecipação do fim do período de chuvas, que tradicionalmente se estende até o final de abril/início de maio, alertou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Lazinski, em palestra realizada nesta terça-feira (05), no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

Segundo ele, a razão para esta interrupção precoce das chuvas no norte do Estado é um ligeiro ganho de força do fenômeno climático El Niño, que até o momento mostra neutralidade.

Centro-sul

Anuncio congado imagem

De acordo com Lazinski, após um período de altas temperaturas e chuvas irregulares, que marcou a safra de verão na região Centro-Sul do País, o padrão climático deverá se normalizar a partir de agora. “Isso significa precipitações mais regulares, frentes frias mais intensas e temperaturas mais amenas”, ressaltou, acrescentando que “com este cenário não enxerga risco para a segunda safra de milho nas regiões abaixo do norte do MT”.

Culturas de inverno

O meteorologista do Inmet pontuou, ainda, que a projeção de um El Niño mais acentuado daqui para frente poderá tornar o inverno mais úmido. “Isso poderá acarretar em problemas relacionados a doenças nas culturas de trigo e cevada no sul do País.”

FONTE: DATAGRO.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *