Vant na agricultura é apresentado na Alemanha

Compartilhar

Vant é o tema do artigo The use of Unmanned Aerial Vehicles and Wireless Sensor Network in Agricultural Applications a ser apresentado pelo mestrando Fausto Guzzo da Costa no 32º International Geoscience and Remote Sensing Symposium (Igarss), que ocorre de 22 a 27 de julho próximo, em Munique, na Alemanha.

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) reúne pesquisadores da área de SEC, que atuam principalmente com temas como robôs táticos, veículos terrestres, aquáticos e subaquáticos autônomos e aéreos não tripulados (VANTs).

 

Costa é aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior do estado, e é orientado pelo professor Jó Ueyama, ambos integrantes do INCT-SEC.

 

O artigo trata do uso de Vant para aplicação de defensivos químicos em lavouras, com o principal objetivo de diminuir a quantidade aplicada em locais sensíveis, como margens do terreno, próximos à fauna e à flora.

 

Segundo Costa, “como essa aplicação depende de muitos fatores ambientais, como o vento, é proposta a instalação de nós de sensores capazes de formar uma rede de sensores sem fio (RSSF) com o Vant, permitindo a troca de informações”. Isso possibilita à aeronave determinar a melhor rota de aplicação de defensivos químicos, aumentando sua eficiência.


 

Além disso, para continuidade do projeto, foi adquirido, desde janeiro, um quadcóptero, helicóptero não tripulado. Movido por quatro hélices, o veículo pode ser acionado pelo próprio computador e pilotado por controle remoto. O intuito é que ele sirva como um roteador entre o Vant e os sensores que se encontram em solo. “Como o Vant passa em uma boa velocidade, os sensores no solo necessitam de um repetidor que funcione como uma “ponte” entre eles (sensores) e os VANTs”, afirma o professor Ueyama.

 

O quadcóptero tem tempo de voo em torno de 30 minutos, carga máxima de 400 gramas e sensores de altitude e GPS. Além disso, contém suporte para uma câmera fotográfica, o que permite realizar outras missões, como gravações mais direcionadas, ao ficar fixo em uma determinada localização.

 

Evento – Além de Costa e Ueyama são autores do artigo o professor Fernando Osório e o aluno de doutorado Gustavo Pessin, também do ICMC e INCT-SEC; Torsten Braun, professor e diretor do Instituto de Ciências Computacionais na Faculdade de Berna, Suíça; e a professora Patricia Vargas, da Escola de Matemática e Ciências de Computação da Universidade Heriot-Watt, Edinburgh, Escócia, orientadora do doutorado Sanduiche de Pessin.

 

Costa ressalta que a participação no simpósio é uma possibilidade de “visualizar os últimos desenvolvimentos na área, identificar tendências futuras, trocar ideias e fazer contatos com pesquisadores de âmbito internacional”. Ueyama diz que, “por ser um evento qualificado, o aluno terá a oportunidade de receber feedbacks do andamento de sua pesquisa para que possa efetuar ajustes e também ajudará na internacionalização dos alunos da USP, além de divulgar os trabalhos realizados pelo próprio INCT-SEC”.

 

Referente à colaboração do Instituto para o desenvolvimento do trabalho, o professor menciona que, além do auxílio financeiro para a participação no evento, o INCT-SEC também foi fundamental para a interação do aluno com outros pesquisadores da área.

 

O quadcóptero foi adquirido pelo Projeto Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e foi importado via Programa Ciência Importa Fácil do qual Ueyama é credenciado.

 

Fonte: Ascom do INCT-SEC


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!